Economia Titulo
Rússia suspende embargo à carne brasileira
Do Diário OnLine
Com Agências
16/11/2004 | 17:00
Compartilhar notícia


O ministro da Agricultura do Brasil, Roberto Rodrigues, afirmou nesta terça-feira que a Rússia suspendeu o embargo e liberou a importação de carnes de frango, suínos e de bovinos produzidas no Estado de Santa Catarina. O país europeu havia proibido a compra de carne brasileira por causa do registro de casos de febre aftosa na região Norte.

No entanto, continua suspensa a compra da carne dos demais Estados brasileiros. Os russos entendem que o fornecimento catarinense tem mais garantias, já que o Estado é considerado livre da febre aftosa, com controles tão rígidos que dispensam a necessidade de vacinação preventiva do gado – nas demais regiões produtoras do país o controle ainda exige campanhas de imunização.

A normalização das exportações para a Rússia dependerá do trabalho de uma comissão de veterinários brasileiros e russos, que há três meses avaliam a situação fitossanitária no Brasil. A expectativa é de uma resolução favorável ao Brasil ainda nos próximos dias, informou o empresário Pratini de Moraes, presidente da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) nesta terça-feira.

Segundo a Agência Brasil, a mesma estimativa foi feita pelo presidente do Comitê para o Fomento de Negócios Rússia-Brasil, Ara Abramian. Os dois anunciaram, nesta terça, a criação de um conselho empresarial Brasil-Rússia. A abertura desse conselho antecede a visita do presidente russo, Vladimir Putin, prevista para o dia 21.

Três especialistas russos estão no Brasil atuando em conjunto para tentar chegar, nos próximos dias, a um acordo que permita a suspensão do embargo russo às carnes exportadas pelo Brasil. Até setembro, o Brasil exportou para a Rússia US$ 1,160 bilhão e importou US$ 575 milhões. Do total vendido, 90% foram embarques de carne e o restante, principalmente açúcar, café e tabaco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;