Internacional Titulo
Bulgária e Romênia devem integrar UE em 2007
Por Da AFP
25/09/2006 | 11:03
Compartilhar notícia


A Comissão Européia deve recomendar nesta terça-feira o ingresso de Bulgária e Romênia à União Européia em 1º de janeiro de 2007, mas exigirá a vigilância rigorosa do processo de reformas que ambos países vêm executando para se adaptar ao bloco.

Esta nova ampliação da UE, a primeira depois de 2004, quando ingressaram dez novos países da Europa Central e do Leste, elevará o número de membros do bloco de 25 para 27. Apesar da hostilidade cada vez maior para qualquer nova ampliação, a Comissão Européia "vai dar luz verde" à adesão de Bulgária e Romênia a partir de 2007.

Bulgária e Romênia assinaram em abril de 2005 um tratado de adesão à UE que prevê seu ingresso no bloco no próximo ano, mas que permite aos 25 membros postergar essa decisão até 2008 caso a Comissão considere que um dos países não esteja preparado.

O informe de Bruxelas, que pode ser modificado até sua adoção por parte da Comissão nesta terça-feira em Estrasburgo (França), convalida a data de 2007 impondo medidas de acompanhamento idênticas para os dois países.

O informe desta terça-feira vai propor um acompanhamento rigoroso em três áreas em particular: o sistema judicial, os fundos europeus e a segurança alimentar. Na área judicial, a preocupação envolve a luta contra a corrupção, o crime organizado e a lavagem de dinheiro.

No caso dos fundos europeus, serão colocadas sob vigilância certas ajudas regionais e agrícolas, que podem ser suspensas em caso de dúvida sobre sua correta utilização.

Por último, a Comissão adotará medidas técnicas para garantir a segurança alimentar dos europeus, em particular mantendo o embargo dos suínos, em virtude da persistência da peste suína nos dois países.

Uma vez que a Comissão convalide a data de 2007, nada deverá impedir a entrada de romenos e búlgaros ao bloco em 1º de janeiro.

O único modo de frear o processo seria um Estado-membro rejeitar a ratificação do tratado de adesão. Só três países ainda precisam ratificar o tratado - França, Dinamarca e Alemanha -, mas nada indica que haverá problemas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;