Internacional Titulo
Otan reconhece que errou ao bombardear hospital de Belgrado
Por Do Diário do Grande ABC
20/05/1999 | 09:37
Compartilhar notícia


A Otan reconheceu implicitamente esta quinta-feira um novo erro na Iugoslávia, onde bombardeou por erro na noite desta quarta-feira um hospital de Belgrado, enquanto continuam os esforços diplomáticos para encontrar uma soluçao negociada sobre Kosovo.

A aviaçao da Otan atingiu pouco antes das 23h gmt (20h de Brasília) desta quarta o hospital Dragisa Misovic, no bairro residencial de Dedinje, situado a 3,5 km do centro de Belgrado, matando três pacientes que estavam em seus leitos, afirmou o diretor do estabelecimento. "O serviço de ginecologia e o setor pediátrico sofreram grandes danos e foram evacuados", adiantou.

"Sete bombas dirigidas com laser atingiram seus objetivos, mas outra nao foi dirigida corretamente e podemos confirmar que atingiu a base do edifício, a uns 500 metros do centro do alvo", reconheceu dez horas depois do bombardeio o porta-voz da Otan, Jamie Shea.

Trata-se do novo erro reconhecido pela Otan desde o início das operaçoes aéreas aliadas contra a Iugoslávia, no dia 24 de março. O mais importante foi cometido no dia 14 de abril, quando a Aliança bombardeou um comboio de refugiados em Kosovo, matando 75 pessoas, segundo Belgrado.

Além do hospital Dragisa Misovic, a embaixada da Suécia na Iugoslávia, situada no mesmo bairro, também foi danificada. "Janelas e a porta principal do prédio foram destruídas pela onda expansiva de duas fortes explosoes ocorridas a uns 200 metros", afirmou o embaixador da Suécia em Belgrado, Mats Staffansson.

A Suécia é um país neutro que nao pertence à Otan e desde o início dos bombardeios sua embaixada em Belgrado permaneceu aberta. "É inaceitável que cargas tao potentes que causam tais danos sejam jogadas contra um grande centro urbano", indignou-se em Estocolmo a ministra sueca de Relaçoes Exteriores, Anna Lindh.

Apesar dos erros, Shea afirmou que a Otan nao tem nenhuma intençao de mudar sua estratégia e que os bombardeios continuarao enquanto o presidente iugoslavo Slobodan Milosevic nao cumprir as condiçoes impostas pela comunidade internacional. E para isso, continuaram nesta quinta-feira os intensos esforços diplomáticos.

O presidente finlandês Martti Antisaari partiu de Helsinque com destino a Moscou, onde deve prosseguir as conversaçoes sobre Kosovo com o enviado especial do presidente russo para a Iugoslávia, Victor Chernomirdin, e o subsecretário de Estado norte-americano, Strobe Talbott.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;