Cultura & Lazer Titulo
Pena Branca replanta as sementes da estaçao caipira
Por Alessandro Soares
Da Redaçao
16/07/2000 | 18:48
Compartilhar notícia


  Pena Branca aproveita a nova estaçao para plantar outra semente na música brasileira, sem seu irmao Xavantinho, cuja morte em 1999 desfez uma dupla de 38 anos de viola. O cantor está lançando Semente Caipira (Kuarup, R$ 18 em média), seu primeiro disco sem o irmao, com músicas inéditas e clássicos regionais. O álbum é o destaque em meio a uma série composta só por música caipira de raiz que a gravadora Kuarup lança este mês: Alvorada Brasileira, parceria voz e violao de Renato Teixeira e Natan Marques; Disco da Moda, remasterizaçao de um disco de Rolando Boldrin lançado em 1993; e as folias de reis do mineiro Chico Lobo, em Reinado.

Renato Teixeira e Pena Branca vao cantar juntos nesta segunda-feira, no programa Festa Sertaneja, de Marcelo Costa na TV Gazeta, às 22h. Eles mostrarao uma versao de Teixeira para a música Meu Limao, Meu Limoeiro, do disco Alvorada Brasileira. Esta obra reúne oito composiçoes de Teixeira e Marques, recolhidas ao longo de 26 anos de carreira dos dois parceiros, e quatro inéditas, incluindo a faixa-título, composta pelo filho de Teixeira, Chico.

Semente Caipira ainda tem a chancela da dupla Pena Branca & Xavantinho, pois o repertório foi escolhido pelos dois. Destaque para Correnteza (Tom Jobim e Luiz Bonfá), gravada como toada caipira, e as modas Rio Abaixo vou Viver, de Pena Branca e Murilo Antunes, e Marcolino, cantiga de tropeiro do Vale do Jequitinhonha, cantada junto com Inezita Barroso.

José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca, acha a presença de Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho, "muito forte". "Esse disco tem a cabeça do meu irmao, pois nós escolhemos juntos o repertório. Espiritualmente, ele está do meu lado como se fosse vivo. Eu nao faria um disco melancólico porque meu irmao nao gostava de tristeza", diz.

Aos 60 anos, Pena Branca quer ver se ainda "tem lenha para queimar". "A primeira semente nós plantamos e colhemos. Estou plantando uma nova semente, abrindo um outro cenário na minha vida, uma nova estaçao", comenta. E a homenagem ao irmao virá no próximo disco, no qual a voz de Xavantinho fará duetos com o irmao, Sérgio Reis, Daniel e outros, por meio da atual técnica de remasterizaçao em estúdio.

Tecnologia esta que ponteia o disco de Rolando Boldrin, que faz dupla com ele mesmo na gravaçao de modas clássicas do repertório caipira, como Moda da Mula Preta (Raul Torres), Marvada Pinga (Laureano), Moda dos Meses - Horóscopo (Capitao Furtado, Alvarenga e Ranchinho). Já em Reinado, terceiro CD de Chico Lobo, catiras, congadas e cantigas de reisado recolhidas do universo rural mineiro ganharam arranjos contemporâneos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;