Memória Titulo
Aramaçan, 80 anos: história contada

Ao celebrar hoje o 80º aniversário, o Clube Atlético Aramaçan, de Santo André, reconstrói a sua história

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Ao celebrar hoje o 80º aniversário, o Clube Atlético Aramaçan, de Santo André, reconstrói a sua história, sempre lembrando dos pioneiros e dos que os sucederam, até os dias atuais.

Foram 22 os fundadores, na sua maioria funcionários municipais que buscavam uma alternativa de lazer que envolvesse os esportes náuticos, com barcos e natação. Vieram depois o atletismo, o futebol (com o Pé na Bola), o basquetebol, o vôlei, o tamboréu e todas essas modalidades que fazem a história do Aramaçan.

Há, entre tantos, um detalhe importante: o campo esportivo do Aramaçan localizou-se desde o início, em 6 de agosto de 1930, na Vila América, em propriedade que pertenceu a uma família tradicional de Santo André e Grande ABC, os Guazzelli, os incentivadores históricos do surgimento do clube.

Outro dia entrevistamos o associado mais antigo, Serafim Rupolo, cuja carteirinha é de 1937. Hoje registramos o recebimento de uma carta manuscrita de outro veterano, o historiador Waldomiro de Sá, associado do Aramaçan desde 1939.

Waldomiro de Sá traz subsídios importantes sobre a história do Aramaçan. Um material que, na sua íntegra, será publicado no volume 2 da história do Aramaçan - o volume 1, um álbum fotográfico, será lançado dia 28, num trabalho de pesquisa que dividimos com o jornalista e historiador Valdenízio Petrolli.

Trabalhadores
Nascem em 6 de agosto:
1902 - Valentim Capito, natural de Ribeirão Preto. Servente da Rhodia residente à Rua França, 467.
1903 - Antonio Armelini. Natural de Mogi Mirim (SP). Servente da Rhodia. Residência: Rua João Ramalho, 96.
1906 - Antonio R. de Oliveira, natural de Mogi Mirim. Sócio nº 69 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente de fabricação da Rhodia. Residência: Rua João Ramalho, 445.
1906 - João Inglesi, natural de São Paulo, Capital. Mecânico-ferramenteiro da CBC. Residência: Rua Catequese, 63.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

PARANAPIACABA

121ª festa em louvor ao Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba. Hoje, às 19h, missa solene na igreja, que fica na parte alta da Vila Ferroviária.


MUNICÍPIOS PAULISTAS

Pirassununga. Em 6 de agosto de 1823 foi realizada uma primeira missa no bairro Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga. Hoje a data é aceita como a da fundação da cidade, que alcançou a independência em 1865, quando se separa de Limeira.

- Hoje é feriado em várias cidades brasileiras, cujo padroeiro é Bom Jesus. Em São Paulo, guardam a data: Batatais, Ourinhos, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Bonito e Tremembé.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 6 de agosto de 1980

Manchete - Aprovado Estatuto dos Estrangeiros

Santo André - Acisa vai inaugurar busto do comendador Emílio Sortino.

São Bernardo - Fiscais ameaçam despejar favelados do Jardim Silvina.

Diadema - Romeu da Costa Pereira, prefeito em exercício, anuncia que favelas receberão iluminação domiciliar.

Editorial - Região pede uma Semana do Coração

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Cheque sem fundo: cadastro já vigora.

EM 6 DE AGOSTO DE...

1910 - Com o nome civil de João Rubinato, Adoniran Barbosa nasce em Valinhos (SP). Começou sua vida artística quando residia em Santo André.

1930 - Geraldo Faria Rodrigues nasce em Liberdade (MG). Foi vereador, presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito e prefeito de São Bernardo. Faleceu em 16 de dezembro de 2005.

1960 - Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) funda a sua seção de São Bernardo, em reunião realizada no auditório da Rádio Independência.

O cinquentenário da Uipa será celebrado hoje com missa em ação de graças na Matriz da Boa Viagem.

1970 - Entra em funcionamento o SAAED (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Diadema), cujo primeiro diretor foi o engenheiro Roberto Correa.

1970 - Câmara Municipal de Mauá aprova a desapropriação da casa bandeirista que hoje é sede do Museu Municipal Barão de Mauá. A proposta foi apresentada pelo vereador Manoel Moreira.

SANTOS DO DIA

Agapito, Felicíssimo e Magno. Na estampa, a representação da transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Igreja celebra esta festa desde o século V, no Oriente, estendendo-a depois para toda a Igreja Universal.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez

Falecimento

SÃO BERNARDO
Dia 3 de agosto
José Pereira da Silva, 92. Natural de Águas Belas (PE). Cemitério Jardim da Colina.
Euclides Monteiro da Silva, 86. Natural de Garanhuns (PE). Cemitério dos Casa.
Carlos Alberto Gonçalves, 81. Natural de São Paulo (SP). Cemitério de Vila Mariana, Capital.
Nelson Antonio dos Santos, 80. Natural de Dourado (SP). Cemitério da Paulicéia.
João Rocha de Almeida, 77. Natural de Pedra Azul (MG). Cemitério dos Casa.
Severino Oliveira das Neves, 72. Natural de Paudalho (PE). Cemitério Curuçá.

SÃO CAETANO
Dia 1º de agosto
Cemitério da Cerâmica
Maria Aparecida da Silva Santos, 78.
Laércio Rodrigues Leitão, 74.
Mauro Sanchez Moreno, 60.

NICOLA BERTOLDO - (Ribeirão Pires 17-2-1915 - 2-8-2010)
Uma vida dedicada ao trabalho, com destaque para o ramo das olarias, ofício aprendido com o pai, Luiz Bertoldo, e com os avós. Gente que participou da fundação do Núcleo Colonial de Ribeirão Pires, no século 19. Famílias que transformaram o lugar numa espécie de capital dos oleiros do Grande ABC. Olarias que tiveram uma cooperativa própria, já que o número delas ultrapassou a casa dos 300.

Nicola Bertoldo participou deste movimento industrial e comercial, sempre mantendo a humildade. "Humilde, ele sempre foi humilde, com a preocupação de passar aos filhos o lado bom e certo da vida", conta Áurea Bertoldo Cardoso, sua sobrinha.
Trabalhou com afinco até seis ou sete meses atrás, comparecendo diária e religiosamente à fábrica de blocos e aos negócios de areia e cimento do filho, Cláudio, que sempre teve o maior orgulho do pai querido.

Casado com dona Ana Grecco, Nicola teve, além de Cláudio, a filha Olívia. Partiu aos 95 anos e meio. Deixa, além dos filhos, cinco netos e sete bisnetos. Está sepultado no Cemitério São José, em Ribeirão Pires. A missa de sétimo dia será celebrada domingo, às 8h, na Igreja Santa Rita de Cássia, que fica no bairro Bertoldo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;