Política Titulo
Lula inicia viagem oficial pela África
Por Da Agência Brasil
15/10/2007 | 08:15
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na manhã desta segunda-feira na cidade de Uagadugu, capital de Burquina Fasso, na primeira parada de uma visita a quatro países da África. Ao longo da semana, ele passará ainda pelo Congo, África do Sul e Angola.

Desde que assumiu a Presidência, em 2003, Lula já visitou 17 nações do continente. Logo na chegada da comitiva, às 8h (7h horário de Brasília), o chefe de Estado brasileiro será recebido pelo presidente Blaise Compaoré. Os dois voltam a se encontrar às 11h15 (horário local), quando assinam acordos de cooperação nas áreas de cotonicultura (cultura de algodão), educação e saúde. Também vão ser firmados convênios técnicos sobre biocombustíveis com a União Econômica e Monetária do Oeste da África.

Ainda pela manhã, Lula participa de encontro empresarial e de seminário sobre democracia e desenvolvimento na África. À tarde - após almoço oferecido pelo governo burquinense - abre a Semana do Cinema Brasileiro na cidade e, na seqüência, vai para o Aeroporto Internacional de Uagadugu.

Lula deixa Burquina Fasso às 16h40 (15h40 horário de Brasília), com destino a Brazzaville, no Congo, onde deve desembarcar às 21h15 (local). Os compromissos oficiais, no entanto, só começam na terça-feira, quando participa de encontro com empresários e de reuniões de trabalho com o governo congolês.

Acompanha o presidente uma comitiva integrada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, empresários da indústria aeronáutica e dos setores da construção, finanças e energia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;