Nacional Titulo
Sem-terra invadem mais duas fazendas no MS
Por Do Diário do Grande ABC
05/06/2000 | 13:23
Compartilhar notícia


Os sem-terra invadiram, nesta segunda-feira, mais duas fazendas em Mato Grosso do Sul. A primeira aconteceu por volta das 4h da madrugada, em Três Lagoas, na Divisa com Sao Paulo, onde 150 famílias ocuparam 1.500 hectares da Fazenda Pontal do Faia. Por volta das 10h, 165 famílias invadiram a Fazenda Esperança, situada no município de Pedro Gomes, regiao norte do estado, e iniciaram o desmatamento de 50 hectares, onde pretendem plantar milho, arroz e feijao para subsistência. Segundo os líderes, eles nao deixarao a área até ser transformada em assentamento.

As 165 famílias sao coordenadas pela Federaçao dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), ligada à Confederaçao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Segundo o presidente da Fetagri, Geraldo Teixeira de Almeida, a invasao é a primeira depois de uma trégua de dois meses feita pelos trabalhadores rurais. "Nós esperávamos que, durante este período em que paralisamos as ocupaçoes de fazendas, o Incra acelerasse o processo de assentamento. Isso nao aconteceu e a única saída é invadir áreas improdutivas", diz Teixeira. "A Fazenda Pontal do Faia está completamente abandonada pelos proprietários. Vamos ocupar outras áreas na regiao, que estao na mesma situaçao." A Fazenda Esperança foi invadida sob coordenaçao da Central Unica dos Trabalhadores (CUT), que pretende, até amanha, ocupar mais três áreas.

As quatro ocupaçoes prometidas pela CUT deveriam ocorrer entre sábado e domingo últimos. Entretanto, a audiência pública ocorrida na Assembléia Legislativa, sobre desmandos no processo de reforma agrária, adiou as invasoes dos sem-terra, segundo explicaçoes do coordenador da CUT no Estado, Paulo César Farias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;