Memória Titulo COLUNA
O passado da Villa revisitada

Caminhada de um quilômetro registra pontos do primeiro loteamento do Grande ABC, o Centro Histórico de São Bernardo, outrora Villa, sede do Grande ABC, aberto em 1812

Por Ademir Medici
24/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao longo de um quilômetro, o passeio e bandeira cultural de 15 de junho último seguiram por pontos referenciais da Rua Marechal Deodoro, com a monitoria do professor Jorge Cintra, presidente do IHGSP (Instituto Histórico de São Paulo).

Em quase 200 anos desde a passagem de dom Pedro por aqui, em 7 de setembro de 1822, o trecho da Rua Marechal Deodoro percorrido é o mesmo, com alguns pontos referenciais:

1 – Marco original da Rua Marechal Deodoro instalado quando da reforma do Caminho do Mar, na década de 1910, numa iniciativa do delegado de polícia Arthur Rudge Ramos.

2 – O Largo da Matriz, com a capelinha da Boa Viagem e a basílica, sede da primeira paróquia do Grande ABC.

3 – O prédio da velha Câmara Municipal, hoje Câmara de Cultura Antonino Assumpção.

4 – O Largo de Santa Filomena, com sua capela.

A ideia do organizador, professor Jorge Cintra, e do seu irmão, professor Alexandre, é detalhar toda a via vencida por dom Pedro com vistas ao bicentenário da Independência, em 2022.

Foi visitado também o marco da Praça Lauro Gomes instalado no ponto exato onde existiu o casarão do século XIX construído pelo alferes Bonilha e onde foram instalados o Núcleo Colonial de São Bernardo (1877) e o município de São Bernardo, em 1890.
 

Marca rodoviária

Texto: Jorge Cintra

Esse marco instalado na Praça Lauro Gomes faz parte da rede de nivelamento do IGG (Instituto Geográfico e Geológico) do Estado de São Paulo.

Nas obras de engenharia é necessário conhecer a altitude em relação ao nível médio do mar. A equipe de nivelamento partiu do marégrafo da Mortona, no Porto de Santos, no fim da década de 1920.

O primeiro marco foi instalado em Santos, no prédio da alfândega. Diversos outros intermediários foram implantados ao longo da estrada de rodagem, como este que se vê na foto.

O marco final dessa primeira implantação encontra-se nos fundos do edifício do Museu do Ipiranga, representado no Mapeamento da Sara Brasil.

NOTAS
1 – Marégrafo – Instrumento que registra automaticamente o fluxo e o refluxo das marés em um determinado ponto da costa.
2 – Mortona – Aparelho constituído por correntes e um carro especial, que corre sobre longarinas em plano inclinado até o mar, onde prende a embarcação que precisa de conserto, conduzindo-a para a pôr a seco.
3 – Sara Brasil – Levantamento pioneiro feito com uma técnica chamada aerofotogrametria, que consiste num mapeamento feito a partir de fotos áreas.
 

Diário há 30 anos

Sábado, 24 de junho de 1989 – ano 32, edição 7100

Manchete – Começa a desapropriação dos ônibus. Prefeitura de São Bernardo dá entrada no Fórum com pedido de desapropriação da Viação São Bernardo.
Energia elétrica – 21% mais cara, no quinto aumento de 1989.
Indústria – Linha de produção da VW Caminhões muda de São Bernardo para o Ipiranga.
Nota – A unidade, na Avenida Dr. José Fornari, foi anteriormente ocupada pela Varam Motores, Simca e Chrysler. Hoje ali está um depósito da Casas Bahia.
Mauá – Lixo hospitalar é despejado em aterro impróprio
Saúde – Fechado o sanatório Palmares, em Santo André.
Esportes – Cancelados os Jogos Regionais por causa da greve dos professores.

Em 24 de junho de...

1919 – Imprensa brasileira ganha O Jornal, um novo diário editado no Rio de Janeiro.
Internacional
- Do noticiário do Estadão: Paris, 23 – A delegação alemã à Conferência da Paz comunicou ao governo francês que a Alemanha resolveu assinar a paz sem condições.
- Do noticiário do Correio Paulistano: em Washington, Epitácio Pessoa, presidente eleito do Brasil, visita o túmulo de George Washington.
1969 – Vereador Octavio de Oliveira solicita a reabertura da agência postal do distrito de Paranapiacaba, fechada desde a transformação do Departamento de Correios e Telégrafos em empresa pública.
1974 – General Motors anuncia a construção de fábrica de motores diesel em São José dos Campos.

Hoje

- Dia Internacional do Disco Voador
- Dia do Observador Aéreo. Lembra o primeiro voo brasileiro, em balão, realizado em 14 de junho de 1867 pelo major Francisco Cezar da Silva Amaral, durante a Guerra do Paraguai.
- Dia do Caboclo
- Dia Nacional da Araucária

Santos do Dia

- Fausto
- Firmo

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 24 de junho:

- Em São Paulo, Alto Alegre, Américo de Campos e Atibaia, Balbinos, Clementina, Gastão Vidigal, Ibaté, Iepê Joanópolis, José Bonifácio, Lucélia, Mirandópolis, Nhandeara, Ouroeste, Populina, Rio Claro, Salto de Pirapora, Santa Albertina, Santa Fé do Sul, São João da Boa Vista, São João das Duas Pontes, São João de Iracema e São João do Pau d’Alho
- Em Minas Gerais, Arceburgo, Caratinga, Cascalho Rico, Itamarandiba, Itamogi, São João Batista da Glória e São João do Pacuí
- Em Goiás, Buriti Alegre e Goianésia
- No Espírito Santo, Cariacica
- No Mato Grosso, Glória D’Oeste
- Em Rondônia, Pimenta Bueno
- Na Paraíba, São João do Tigre
- No Pará, São Sebastião da Boa Vista
- No Mato Grosso, Vale de São Domingos

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;