Esportes Titulo
Iaaf acaba com sonho do ouro de Vanderlei na Olimpíada
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
Com Agências)
09/10/2004 | 11:55
Compartilhar notícia


A Iaaf (Associação Internacional de Federações de Atletismo) não vai conceder outra medalha de ouro para o fundista Vanderlei Cordeiro de Lima. A declaração foi dada por um dos membros do conselho da entidade, César Moreno Bravo, nesta sexta na reunião da Odepa (Comitê Executivo da Organização Desportiva Pan-Americana), no México."Para a Iaaf, o caso está encerrado. O Brasil apresentou o protesto, mas a entidade não aceitou porque não há ninguém para desqualificar. Há alguém para colocar na prisão, mas não há atleta para tirar medalha", afirmou Moreno.

Até então, como não houve pronunciamento da Iaaf, os dirigentes brasileiros apelaram para o CAS (Comitê de Arbitragem Esportiva). No entanto, o conselheiro acredita que o tribunal não reverterá a decisão da entidade em um assunto técnico. "O maratonista foi vítima, por isso lhe deram a medalha Pierre de Coubartain, em reconhecimento ao seu esforço", completou.

Para o presidente da Odepa, Mário Vázquez Raña, houve um erro na segurança da maratona. "A polícia estava preocupada com o segundo colocado e deixou o brasileiro", lembrou, ao elogiar a entrega da medalha de mérito esportivo em reconhecimento a atitude de Vanderlei.

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) entrou com uma solicitação no CAS no mês passado. Pediam para que fosse concedida uma medalha de ouro a Vanderlei, sem prejuízos ao italiano Stafano Baldini, que venceu a prova.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;