Setecidades Titulo
SOS Bairros - Terreno abandonado incomoda vizinhos
André Vieira
Especial para o Diário
03/03/2008 | 07:18
Compartilhar notícia


NOVA PETRÓPOLIS/SÃO BERNARDO
Um terreno baldio próximo do cruzamento da Rua Princesa Francisca Carolina com a Avenida Wallace Simonsen, está perturbando o sossego dos vizinhos. Além do desagradável aspecto de abandono, a falta de segurança começa a preocupar os moradores.

A grande quantidade de mato e lixo tem facilitado a proliferação de insetos e ratos. De acordo com os vizinhos, cavalos costumam pastar com freqüência no terreno, atraídos pela imensa oferta de capim.

“O mato sai do terreno e avança pela calçada. Quando escurece e a rua fica deserta nós corremos riscos”, afirma o gerente de vendas José Luis Moraes Dias, 57, vizinho da incômoda área há oito anos. “A vegetação alta pode servir de abrigo para criminosos”, completa.

Dias conta que já encontrou uma escada colocada dentro do terreno voltada para o muro de sua casa.

Sócio de uma escola de música instalada em frente ao local, João Carlos Borim, 50 anos, se queixa principalmente da falta de segurança. “Quando o mato está muito alto é difícil até estacionar os carros. Alunos meus já foram roubados”, relata. “As pessoas têm até medo”, diz.

Às vezes, os próprios vizinhos realizam a manutenção do terreno. “Eu faço a limpeza sempre que posso”, afirma Borim, que corta o mato com freqüência.

“A Prefeitura diz que já notificou e multou o proprietário, mas o mato continua grande e ninguém resolve o problema”, completa Dias, que já protocolou diversas reclamações contra a falta de conservação do terreno particular.

Prefeitura - De acordo com a Prefeitura de São Bernardo, o dono do imóvel foi notificado em setembro do ano passado, e como não atendeu à solicitação, foi multado dois meses depois.

Em nota, a Administração informa que, até o termino da primeira quinzena de março, uma empresa contratada fará a limpeza do terreno.

Os custos provenientes da execução serão cobrados posteriormente do proprietário.

JARDIM ORATÓRIO/MAUÁ
Os moradores da Rua Vilhena, no Jardim Oratório, em Mauá, reclamam de um bueiro entupido, que teve sua situação piorada com a forte chuva que atingiu a região em 21 de fevereiro.

“A água fica parada na frente das casas. É uma água podre, que temos de limpar a todo o momento”, se queixa Maria Aparecida Gomes, que há oito anos mora no bairro.

Segundo Maria, a Prefeitura foi informada do problema e não ofereceu qualquer solução. “Eles mandam aguardar e nunca resolvem”.

Sem data - Segundo a Prefeitura de Mauá, a prioridade das equipes de manutenção é executar serviços em áreas que foram mais castigadas pela chuva. O bueiro em questão, na esquina das ruas Vilhena e Itabuna, está no cronograma de atendimento. Porém, não há prazo para a execução do serviço.

VILA SÁ/SANTO ANDRÉ
Um ponto de ônibus, ou o que sobrou dele, é o principal motivo de queixa dos moradores da Rua Rancharia, na Vila Sá, em Santo André.

De acordo com os usuários do serviço de transporte, a parada, que antes era uma estrutura coberta, foi substituída há cinco meses por um único pequeno pedaço de madeira fincado no chão.

“Ficamos expostos ao sol e chuva sem qualquer proteção”, se queixa o vendedor Osvaldo Mendes, 40 anos.

Segundo ele, por estar próximo da divisa com São Paulo, o ponto é bastante movimentado, principalmente pela manhã, pois é utilizado por moradores das duas cidades.

Mendes afirma que por diversas vezes procurou a Prefeitura, mas não obteve qualquer resposta.

Procurada pelo Diário, a Prefeitura de Santo André, não havia respondido à reportagem até o fechamento desta edição.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;