Economia Titulo
Contratação de jovens cresce 37,5%
Por Vinicius Gorczeski
Especial para o Diário
08/02/2011 | 07:24
Compartilhar notícia


A contratação de aprendizes por empresas em parceria com o Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) subiu 37,5% no ano passado. O percentual representa 22 mil jovens absorvidos para capacitação profissional até dezembro, ante os 16 mil alunos registrados em 2009.

A entidade estima que o ano será ainda mais promissor em 2011. Até dezembro, o Ciee espera colocar no mercado mais 8.000 jovens, segundo a gerente do programa Aprendiz Legal, Sylvana Rocha.

Já o Grande ABC apresenta cenário modesto no número de contratações. Segundo o supervisor do Ciee regional, Edson Grossi, hoje as sete cidades contam com 370 jovens contratados - apenas 0,59% do balanço nacional. Apesar disso, houve expansão de 23,33% nas contratações em 2010, frente o mesmo período do ano anterior. "Foi um crescimento importante para a região", avalia.

Grossi frisou que o aumento sentido no ano passado é reflexo da conscientização das empresas sobre a importância de absorver a nova mão de obra. Isso, em parte, é decorrência da lei da aprendizagem.

Sancionado há dez anos, o projeto obriga empresas grandes e médias a contratar aprendizes por cotas. Assim, os novatos devem representar de 5% a 15% do quadro de funcionários.

"Foi um trabalho de conscientização. O Ministério do Trabalho tem se aproximado de forma mais efetiva das empresas. Depois houve sensibilização e, enfim, fiscalização. Acredito que esse processo tenha sido a grande mola para o salto (de contratações) no Grande ABC."

O contrato favorece os jovens e as empresas, pois devolve ao mercado profissionais mais capacitados. Além do percentual estabelecido por lei, os alunos acabam ‘formados' durante o estágio.

"Inúmeras empresas vêm utilizando os programas de aprendizagem como estratégia de formação e desenvolvimento de talentos", diz Sylvana, ao enumerar processo de recrutamento, seleção e capacitação teórica dos jovens como motor para a mudança que elevou as contratações, por meio de convênio com a entidade.

Mas há ainda novas estratégias que irão permitir a abertura de novos postos de trabalho. O Ciee busca ampliar o leque de cursos para formar mão de obra mais diversificada. Assim, o foco não será mais voltado apenas para a área administrativa, tampouco a práticas bancárias. "Passamos para turismo e vamos implementar outros módulos, possibilitando maior contratação", afirma Grossi.

Apesar de projeções promissoras, ainda há o que ser modificado. Vagas voltadas ao setor público, por exemplo, são escassas na região. O supervisor ressalta a timidez pelo qual passa o Grande ABC nesse aspecto como barreira que impede crescimento mais expressivo de jovens aprendizes por aqui.

 

Oportunidades no Grande ABC vão aumentar 30% neste ano

O ano de 2011 será ainda mais promissor para os jovens aprendizes conveniados com o Ciee para o Grande ABC.

O supervisor regional da entidade, Edson Grossi, prevê que haverá 30% mais contratações neste ano. Hoje, 370 futuros profissionais atuam na região pelo programa Aprendiz Legal.

"Isso é apenas para o Grande ABC. Pode ser que no cenário nacional o numero de contratações seja ainda maior", projeta Grossi.

Atualmente, o Ciee regional afirma que existem 45 vagas abertas. Contudo, esses postos de trabalho não indicam que haverá aumento nas adesões previstas para o ano, pois se referem à substituição dos aprendizes que estão com seus contratos para serem finalizados.

A entidade tem atualmente dois postos de atendimento na região. Um deles fica em São Bernardo e será desmembrado, para atender também Diadema.

O estabelecimento de São Caetano, que está em processo de mudanças, irá responder também pelas demais cidades do Grande ABC ainda neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;