Internacional Titulo
Nova 'guerra' interna entre traficantes abala o México
Do Diário do Grande ABC
09/07/1999 | 09:52
Compartilhar notícia


Uma nova "guerra" interna entre narcotraficantes pelo controle dos restos do Cartel do Golfo, que esta semana causou sete mortes, se desencadeou por traiçoes e grandes confiscos de drogas a leste da zona fronteiriça com os Estados Unidos.

A violenta disputa interna obrigou na noite desta quinta-feira a justiça federal a mobilizar um comando armado especial de 80 agentes antidrogas no Estado de Tamaulipas, frente ao Golfo do México, com 300 km de fronteira.

Há sérios indícios de que foram desviadas para a fronteira nordeste as rotas de tráfico de drogas para os Estados Unidos do México, país por onde chega 60% da cocaína, segundo as autoridades norte-americanas.

Nos últimos três meses, a fronteiriça Nuevo Laredo se tornou ponto estratégico para os chefoes da droga no Nordeste. Só de maio a junho as autoridades federais confiscaram aí cerca de oito toneladas de maconha, quantidade muito superior a toda a maconha apreendida em 1998.

Nesta quinta, foi anunciado o confisco de 103 quilos de cocaína na Central de Onibus de Nuevo Laredo, com a detençao de um suspeito. No dia 30 de junho, o Exército apreendeu nessa cidade 6,7 toneladas de droga, o maior volume este ano.

No lado norte-americano, as autoridades de Laredo, Texas, apreenderam somente em junho 30 quilos de cocaína, com um valor estimado em três milhoes de dólares e pouco mais de duas toneladas de maconha com um valor de três milhoes de dólares.

O crescente temor de que continuem as execuçoes desencadeadas no fim de semana em Tamaulipas obrigou à mobilizaçao do comando de 80 agentes da Unidade Especializada contra a Delinquência Organizada (Uedo).

Uma nova etapa da "guerra de narcos" pelo controle dos restos do cartel do Golfo deixou em apenas dois dias um balanço de sete executados no fim de semana, dois em Tamaulipas e quatro em Matamoros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;