Setecidades Titulo
Fanfarras de volta às escolas de Sto.André
Por Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
24/11/2006 | 22:31
Compartilhar notícia


As fanfarras, bandas musicais formadas por instrumentos de sopro de metais e percussão, com músicas no estilo marcial, voltaram a fazer parte das atividades das escolas estaduais de Santo André.

A Diretoria Regional de Ensino de Santo André realizou sexta-feira, no Parque Celso Daniel, o 1º Concurso de Fanfarras das Escolas Estaduais do município.

A participação das escolas foi livre. “Todas as 93 escolas foram convidadas, mas algumas ainda não possuem grupos formados”, explica a dirigente regional de ensino de Santo André, Maria Aparecida Felisberto.

Vestidos com os uniformes escolares ou com roupas confeccionadas especialmente para as fanfarras, os alunos das 19 escolas participantes puderam exibir o resultado de meses de trabalho. “Este concurso é, na verdade , uma confraternização pela alegria de as fanfarras terem dado certo”, completa Maria Aparecida.

De acordo com a dirigente, depois de uma longa pausa, a Prefeitura retomou em 2003 os desfiles cívicos em datas como 7 de setembro (dia da Independência do Brasil). Este fato deu um fôlego às bandas de fanfarra das escolas estaduais.

As fanfarras eram comuns no período militar e enfatizavam o patriotismo e a união popular. O resgate dessas bandas é visto pelos professores como uma atividade extra-curricular que promove a cidadania, o respeito e a disciplina dos alunos.

Para participar do grupo, o aluno precisa ter boas notas. As aulas de instrumento, marcha, manuseio de balizas e coreografia são dadas, normalmente, antes ou depois das aulas. Harley Barg, 17, está no terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Carlos Antunes e escolheu o repique como instrumento. “Acho muito legal este projeto. Os alunos ficam mais responsáveis e fazem mais amizades”, comenta. A mãe de Harley, Rosely da Silva Barg, 50, acrescenta que as notas dele melhoraram muito.

“A postura é fundamental”, explica Gisele Amaral dos Santos, 14. A aluna da Escola Estadual Senador João galeão Carvalhal é uma das responsáveis por guardar as bandeiras. “Barriga para dentro, peito para fora e nariz empinado”

Durante o concurso, que começou às 9h30 e terminou às 17h, cada escola teve 10 minutos para se apresentar. A comissão avaliadora analisou cinco quesitos: coreografia da baliza, aspecto visual, aspecto musical, aspecto geral e tempo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;