Cultura & Lazer Titulo
Divulgada lista dos indicados para o Prêmio Shell
Do Diário do Grande ABC
11/07/1999 | 16:20
Compartilhar notícia


O crítico e historiador Décio de Almeida Prado é um dos indicados do primeiro semestre para o Prêmio Shell de Teatro na categoria especial pela publicaçao do livro "História Concisa do Teatro Brasileiro", editado pela Edusp. O outro é J.C. Serroni pelo trabalho de criaçao na arte cenográfica.

Criado há dez anos pela Shell, o prêmio contempla produçoes cênicas do Rio e de Sao Paulo, sendo dois nomes indicados por semestre em ambas as cidades, em nove categorias: autor, diretor, ator, atriz, cenógrafo, trilha sonora, iluminador, figurinista e categoria especial.

Duas características chamam a atençao na distribuiçao das indicaçoes deste semestre. A primeira é a amplitude de espetáculos - raros sao os indicados em mais de uma categoria, o que evitou a concentraçao. A outra é a presença de espetáculos apresentados no Centro Cultural Sao Paulo, o que reforça a importância de manter-se espaços públicos - o CCSP pertence à prefeitura da cidade - que ofereçam aluguéis mais baratos e melhores condiçoes de produçao. Muitas dessas montagens simplesmente nao se realizariam em teatros privados.

Os indicados em montagens que passaram pelo CCSP sao Roberto Lage e Beth Lopes, na categoria diretor por respectivamente "Agatha" e "O Jantar"; Pedro Vicente, como autor por "Triálogo" e "Disk Ofensa" - em nova temporada no Teatro N.Ex.T; Magali Biff, como atriz por "A Boneca do Barco"; e Mário Piacentini como iluminador por "A Barca dos Mortos". "Moby Dick" recebeu indicaçao em duas categorias: pela cenografia de Atílio Belini Vaz, Catherine Alonso e Cristiane Paoli Quito e pela iluminaçao de Rodrigo Matheus, assim como "Agatha", indicado pela cenografia de Pink Wainer.

Também com duas indicaçoes, mas já fora do CCSP, está "Somos Irmas" - atriz para Suely Franco e figurinos para Cláudio Tovar. Na categoria ator estao Luís Melo por "Nijinski" e Raul Cortez por "Um Certo Olhar - Pessoa Lorca". Octávio Mendes é o outro indicado como autor por "Sacrilégio" enquanto na categoria trilha estao César Assolant por "Um Certo Olhar - Pessoa Lorca" e Marcos Vinícius de Andrade e Dyonísio Moreno por "Turandot", ainda em temporada no Teatro Denoy de Oliveira.

Marcos Botassi fecha a lista com uma indicaçao pelos figurinos do musical "Acordes Celestinos". Os vencedores, escolhidos entre os indicados dos dois semestres, receberao no início do ano que vem um troféu criado pelo escultor Domenico Calabroni e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;