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Falta de repasse agrava crise na Saúde local

Um dos motivos pelos quais os prefeitos penam para manter as contas em dia é o financiamento subdimensionado de convênios firmados com a União

Por Do Diário do Grande ABC
11/07/2016 | 07:00
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Um dos motivos pelos quais os prefeitos penam para manter as contas em dia é o financiamento subdimensionado de convênios firmados com a União, como a Estratégia de Saúde da Família e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas. As prefeituras são incentivadas a aderir aos programas, mas nem sempre têm a noção de quanto isso vai custar na prática. Segundo reconhece a CNM (Confederação Nacional de Municípios), acabam tendo de colocar mais recursos do que imaginavam para manter as iniciativas, desequilibrando as contas, e assim, involuntariamente, os prefeitos correm o risco de se tornar maus gestores. O deficit que algumas prefeituras apresentam deve-se, em parte, à falta de repasses estaduais ou federais para pagar obras realizadas em parceria. A imprensa vem abordando o assunto, sistematicamente. Na terça-feira, o Valor Econômico também reportou o quadro de baixa arrecadação e queda de receitas nos municípios. A reportagem lembra que, a um mês do início da campanha eleitoral, em vez de canteiros de obras e inaugurações, prefeitos revisam planos, cortam investimentos e buscam alternativas para pagar despesas obrigatórias e evitar a inadimplência. Nesse cenário, duas tendências são tidas como certas na maioria das cidades: a diminuição do número de chapas concorrentes; e o aumento do número de municípios no vermelho neste segundo semestre.

Causa estrutural
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirma que o problema vivido pelos municípios é estrutural e está relacionado à lógica da concentração enraizada no Brasil há décadas. A entidade defende a repactuação, junto ao governo federal e aos estados, das atribuições das prefeituras e das verbas a elas destinadas.

Empreendedorismo
Nos dias 30 e 31 de agosto de 2016, será realizada na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, em Botucatu, o workshop Inovação e Empreendedorismo em Bioeconomia. A Agência Unesp de Inovação vai incentivar o empreendedorismo e as práticas empreendedoras nos campi. A meta, segundo a universidade, é preparar os estudantes para atuarem num mundo global altamente complexo e competitivo.

Conhecimento
A Unesp divulgou ainda que vai criar um fórum de discussão entre professores e estudantes sobre as novas tendências dentro das chamadas “sociedades do conhecimento”. Com isso espera criar interlocução entre os diversos atores da universidade que detêm o conhecimento e os diversos setores responsáveis pela transferência deste capital valioso para governo, indústrias, startups e parques tecnológicos. O alvo é atender as demandas de inovação de processos, produtos e serviços especializados para a economia do País.

Chip pré-pago
Vender chip de celular pré-pago sem fazer cadastro do comprador na hora da comercialização passou a ser infração em todo o Estado. Terça-feira foi publicada a lei 16.269/2016 que torna obrigatório o cadastramento do comprador deste tipo de chip para telefonia celular. O objetivo da lei é ajudar a polícia no combate de crimes, como o falso sequestro e o uso da telefonia móvel por bandidos presos. Segundo a Anatel, 73,54% dos aparelhos celulares em funcionamento no Brasil possuem chip pré-pago.

GLP
Atuam no Estado de São Paulo quase 20 mil revendas de gás regularizados, que sofrem a concorrência de outros tantos que estariam rodando ilegalmente na periferia da Capital e no Interior Paulista, segundo o sindicato que representa os revendedores de gás no Estado. Quinta-feira, o assunto foi debatido na Assembleia Legislativa. Os ilegais, além de prejudicarem os regulares, representam “perigo para os consumidores”, alertam as lideranças.

Crédito educativo
Créditos da Nota Fiscal Paulista poderão ser destinados a financiamento de recursos para pagamento de mensalidades escolares de estudantes de baixa renda. Proposta nesse sentido foi apresentada pelo deputado Campos Machado (PTB).

Viver Bem Em...
A Yasuda Marítima, empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do mundo, realizou campanha na internet em que o público foi convidado a compartilhar o amor pela sua cidade e inspirar outras pessoas a viverem melhor. Gerou mais de 1,6 milhão de visualizações em cidades brasileiras e do Exterior. Durante três meses, a seguradora interagiu em redes sociais e mapeou o que as pessoas mais valorizam nas cidades em que vivem ou nasceram. Para participar, bastava a pessoa enviar por e-mail uma frase, foto ou vídeo, com uma breve descrição do que seria, sob sua ótica, “Viver Bem Em…”. 




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