Internacional Titulo
Xiitas recusam condições de paz apresentadas pelos EUA
Da AFP
16/04/2004 | 08:50
Compartilhar notícia


Um mediador iraquiano que auxilia na negociação dos Estados Unidos com rebeldes xiitas informou que uma das condições apresentadas pelos americanos para a paz é inaceitável. Jodayer Yaafar al-Jozai, da ala dissidente do partido xiita Dawa, não informou qual ponto foi recusado.

A proposta foi recusada pela Marajaiya, principal autoridade religiosa xiita do Iraque, e pelo líder radical Moqtada al-Sadr, considerado o comandante do levante iraquiano que deixou centenas de mortos nos últimos dias.

“Na quinta-feira, expusemos o ponto de vista dos americanos às autoridades religiosas e a Moqtada al-Sadr em Najaf. Uma das condições foi considerada como bloqueadora das negociações”, informou al-Jozai.

O impasse deve ser o fato da coalizão exigir a prisão de Moqtada al-Sadr e a dissolução de sua milícia armada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;