Internacional Titulo
Nova força de segurança do Hamas entra em ação
Por Do Diário OnLine
Com AFP
17/05/2006 | 10:49
Compartilhar notícia


O ministro palestino do Interior, Said Siam, do Hamas, anunciou que a nova força de segurança controlada pelo movimento radical começou a operar nesta quarta-feira na Faixa de Gaza, apesar da oposição do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

"Hoje anunciamos que esta força de segurança, criada para a segurança dos palestinos, é operacional", afirmou Siam em uma entrevista coletiva em Gaza.

A nova força reúne três mil homens, membros de todos os grupos palestinos, e está vinculada diretamente ao ministério do Interior.

"A atual fragilidade das forças de segurança é clara para todo mundo. Há roubos, homicídios, seqüestros e, por isso, a necessidade desta força é real", acrescentou o ministro.

Siam havia anunciado no final de abril a criação em breve de um corpo de segurança especial para enfrentar o caos nos territórios palestinos.

Na ocasião, designou o chefe dos Comitês Populares de Resistência, Jamal Abu Samhadana, procurado por Israel, para um importante cargo no ministério do Interior, destinado a supervisionar a nova força de segurança.

Oposição - Abbas, que exerce a responsabilidade global do conjunto das questões de segurança, rejeitou a criação do novo grupo, assim como a nomeação de Abu Samhadna, por considerar as medidas inconstitucionais.

A atuação da nova força de segurança deve agravar a creise existente entre o Hamas e o Fatah, dois grupos rivais que já se enfrentaram inúmeras vezes nos últimos dias causando muitas mortes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;