Esportes Titulo Prêmio Brasil Olímpico
Cerimônia reúne melhores atletas do País na temporada

Brasil Olímpico será realizado hoje, no Rio de Janeiro; saltadora Fabiana Murer, de São Caetano, concorre na categoria principal

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
15/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Os melhores atletas do País serão conhecidos hoje, a partir das 20h, no Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro. Entre as mulheres concorrem Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Ágatha e Bárbara (vôlei de praia) e Fabiana Murer (atletismo), atleta da BM&FBovespa/São Caetano, enquanto no masculino estão na luta Alison e Bruno (vôlei de praia), Isaquias Queiroz (canoagem) e Marcelo Melo (tênis).

Além do prêmio principal, serão contemplados nomes em outras categorias, como atleta da torcida, troféu Adhemar Ferreira da Silva, melhores atletas dos Jogos Escolares da Juventude, entre outros.

Serão premiados ainda os melhores atletas em cada uma das 49 modalidades. Para o prêmio de atleta da torcida, o COB selecionou atletas ou duplas, quatro no masculino e quatro no feminino, que se destacaram durante a temporada, marcando o esporte brasileiro em 2015. O destaque pode ter sido por sua performance esportiva, suas atitudes e condutas, seu exemplo de superação, conquista inédita ou proximidade e identificação com público.

Entre os vencedores por modalidade, destaque para os são-caetanenses Arthur Zanetti, que foi considerado o melhor atleta da ginástica artística e Hugo Calderano (tênis de mesa), além do andreense Edson Bindilatti (desportos no gelo).

Quinze anos depois de alcançar o primeiro lugar do ranking mundial do tênis profissional, o catarinense Gustavo Kuerten receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que homenageia atletas que perpetuam os valores do esporte olímpico.

Já para o prêmio de melhor técnico do ano, o COB indicou o croata Ratko Rudic (modalidades coletivas), do polo aquático, e Leandro Brachola Andreão (individual/ duplas), do vôlei de praia. Técnico mais vitorioso da história do polo aquático mundial, Ratko Rudic comanda a Seleção Brasileira masculina da modalidade, enquanto Brachola é técnico da dupla Alison e Bruno Schmidt, campeões mundiais em 2015.

A escolha dos melhores em cada modalidade, assim como a definição dos dois atletas (ou duplas) que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano, foi realizada por júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;