Setecidades Titulo Abastecimento
Bombas levam água ao Jd.Primavera

Semasa entrega equipamento capaz de aumentar a pressão do recurso hídrico para abastecer bairros da parte alta de Santo André

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
18/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), realizou, ontem pela manhã, a entrega de booster no Jardim Primavera. O equipamento é uma espécie de bomba que terá como função pressurizar as redes de água, permitindo que o líquido chegue a pontos mais altos da cidade, como é o caso do bairro, localizado na divisa com São Bernardo.

Ao todo, 2.500 pessoas serão beneficiadas com a instalação do equipamento, que já está em operação. O investimento do Semasa neste projeto foi de R$ 200 mil.

Superintendente da autarquia, Sebastião Ney Vaz Júnior ressaltou os benefícios do booster para a população do Jardim Primavera. “A instalação da bomba é muito importante, pois nós estamos em uma parte muito alta da cidade em que a pressão (da água) é fraca. Com isso, essa região sofria com a intermitência.”

O prefeito Carlos Grana (PT) reafirmou que a medida é mais uma das ações que a Prefeitura de Santo André, junto com o Semasa, vem realizando no município em razão dos baixos níveis dos reservatórios do Estado de São Paulo. “Inegavelmente estamos vivendo uma crise hídrica e que vem nos preocupando muito, principalmente, em um momento em que vamos nos aproximando do verão. Particularmente aqui no Jardim Primavera tínhamos um problema adicional que era a falta de força para a água chegar até o bairro. O booster é uma alternativa para solucionar isto.”

De acordo com o prefeito, a medida pode ser implantada em outras áreas como forma de solucionar casos de intermitência por falta de pressão. Entretanto, não existe ainda uma definição de quais bairros poderão ser beneficiados.

Atualmente, o Jardim Primavera é considerado um dos pontos mais críticos de Santo André para o abastecimento de água e já contava com monitoramento diário por meio de um sentinela, instalado pelo Semasa. Estes equipamentos são sensores que medem a pressão da água diretamente nos imóveis que mais sofrem com a intermitência no abastecimento. Eles agilizam a solução do problema porque seu monitoramento acontece on-line, 24 horas por dia, diretamente do Centro de Controle Operacional Integrado do Semasa.

Moradores do bairro comemoraram o novo equipamento. “Foi a melhor coisa que poderia acontecer. Antes ficávamos quase três dias da semana sem água”, relata o aposentado João Germano Sousa, 69 anos, que lembrou as medidas que adotava para lidar com a ausência do recurso hídrico. “Antes da instalação, eu mesmo já tinha comprado uma bomba para não ter tantos problemas.”

Também aposentada, Neuza Maria Valadares, 56, aguarda que a medida evite a falta de água em sua casa. “Deus ajude que resolva.”

Com o funcionamento do booster, o Semasa também pretende criar um novo setor de abastecimento, permitindo a readequação hidráulica do sistema de distribuição, reduzindo os períodos de intermitência.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;