Política Titulo
Ex-prefeitos destacam a visão futurista de Celso Daniel

Com convívio no Consórcio, gestores exaltam pioneirismo e olhar regionalizado

Por Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
20/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Um homem à frente de seu tempo. É assim que Celso Daniel é lembrado por ex-prefeitos da região que trabalharam com ele no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Celso integrou a quina petista que além de Santo André governou Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra entre 2000 e 2004.

Com a responsabilidade de substituir o correligionário no Paço de Santo André, João Avamileno lembra com pesar a morte daquele que iria coordenar a campanha vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2002.

"Era cheio de vida, com vontade de fazer as coisas", lembra Avamileno. Ele destaca as políticas públicas implementadas na cidade pelo companheiro. "Ele mudou a cara da cidade. Procurei dar sequência nessas ações", disse o petista.

Único prefeito daquele quinteto petista com mandato atualmente, o chefe do Executivo de Mauá, Oswaldo Dias, destaca que Celso Daniel foi o precursor na discussão de políticas regionais. "Naquela época tínhamos a sensação de que era difícil (discutir regionalidade) e o Celso era muito entusiasmado nesse aspecto."

Para o ex-comandante do Paço de Rio Grande da Serra Ramon Velásquez, o prefeito de Santo André era aberto ao diálogo com outras siglas, o que há dez anos era algo incomum no PT. "Perdemos um grande homem. A morte dele deixou um buraco na política regional. Com certeza hoje ele estaria em papel destacado na política nacional."

"Ele era extremamente preparado, um homem que gostava de política. Como prefeito, pensava grande". É desta maneira que o ex-prefeito de São Bernardo Maurício Soares lembra de Celso Daniel.

Maurício ressalta que o Grande ABC era discriminado pelo governo do Estado, situação que começou a mudar em função do espírito conciliador de Celso Daniel, principalmente a partir do mandato do governador Mário Covas. "Ele tinha amor pela cidade que comandava e queria transformar a região numa referência internacional."

A petista Maria Inês Soares, ex-prefeita de Ribeirão Pires, considera que nunca houve um homem público na região como Celso Daniel. "As políticas sociais tiveram grande avanço com ele."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;