Setecidades Titulo Segurança pública
GCM de S.Caetano testa monitoramento

Projeto piloto possibilita que viaturas tenham imagens transmitidas em tempo real

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
08/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano está testando sistema inédito de monitoramento para as viaturas. São três câmeras que, instaladas em cada veículo, dão a visão de 180 graus em tempo real para a central.

Na fase de testes, contam com o equipamento duas viaturas da Romu (Rondas Municipais) durante período de três meses. “É uma espécie de adaptação para decidirmos se vai ser definitivo. O sistema é importante para garantir a integridade da população e também do guarda-civil”, explicou o comandante da GCM na cidade, Douglas Bispo da Silva.

A iniciativa é uma parceria com a empresa Primetel Brasil, que também realiza a primeira experiência em viaturas. Por meio do aplicativo instalado na máquina do comandante, ele consegue acompanhar as rotas das viaturas, onde elas estão paradas e as imagens.

“Tudo o que é filmado é gravado localmente e fica salvo. Por meio da tecnologia 4G, é possível que a transmissão seja em tempo real, mas caso a internet oscile para o 3G, também funciona”, explicou o diretor da Primetel Brasil, Marcos Mecenero.

O projeto piloto não apresenta custos para a empresa ou o município. O valor da instalação em todo o efetivo (total de 25 veículos, entre carros e bases móveis) não foi divulgado.

Além das imagens, o circuito possibilita que o comandante tenha acesso à velocidade das viaturas. Outro comando também mostra todo o itinerário percorrido no dia. Mesmo que o carro seja desligado, as câmeras continuam gravando, sendo que apenas quem controla o computador pode programar o desligamento.

“Por exemplo, se a velocidade média da viatura é 60 km/h, quando for detectado que o carro está a 120 km/h é uma perseguição. Isso vai possibilitar que os reforços sejam enviados mais rapidamente”, declarou Mecenero.

De acordo com o comandante da GCM, as imagens vão possibilitar mais controle dos procedimentos e das ocorrências. “Vamos conseguir identificar se a abordagem está correta, por exemplo. Quando for necessário iremos corrigir ou parabenizar.”

O GCM Nilton Evangelista Nogueira, 46 anos, que está há 17 na corporação, já aprovou o equipamento. “É ótimo, essa tecnologia é um grande avanço. É mais segurança para a gente e para toda a população”, afirmou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;