Nacional Titulo
Carnaval 2011: Vai-Vai busca sair de jejum de título
Por
05/03/2011 | 06:10
Compartilhar notícia


Na Vai-Vai, sexta escola a entrar na avenida na primeira noite do grupo especial do desfile das escolas de samba de São Paulo, o pianista João Carlos Martins disse estar emocionado e com medo de chorar no sambódromo do Anhembi. "Eu tenho que ter coração muito mais forte para entrar aqui do que para entrar no Carnegie Hall. Estou com medo de chorar", revelou o maestro.

A agremiação é a primeira a entrar na avenida com o dia amanhecendo. O presidente da escola, Darly Silva, conhecido como Neguitão, evocou o público do Anhembi para acompanhar a escola. "A Vai-Vai tem um diferencial pelo fato de ser a escola do povo", disse Neguitão.

A saga de um dos maiores intérpretes brasileiros de música erudita, o pianista e maestro João Carlos Martins, é tema para o samba-enredo da mais tradicional escola de São Paulo, a Vai-Vai, fundada em 1º de janeiro de 1930. "A Música Venceu" é o título do samba defendido pela agremiação da Bela Vista. "Começamos em 2008, na abertura da Virada Cultural, em São Paulo, com um projeto musical unindo a música erudita e a popular, a orquestra Bachiana e a Bateria da Vai-Vai. Esta relação se fortificou ao longo do tempo, assim como a paixão recíproca, culminando com este enredo", explica o diretor de carnaval da Vai-Vai, Lourival de Almeida Campos.

O maestro é reconhecido internacionalmente e se consolidou no mundo da música de concerto como um dos principais intérpretes do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Aos 26 anos, começou a enfrentar os problemas que mais tarde paralisaram suas mãos. Atualmente, Martins está à frente de um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes e é regente da Filarmônica Bachiana Sesi-SP.

"Mostramos sua trajetória de glórias como se fosse uma sinfonia e seus movimentos, permeada pela emoção que revela a cada parte o 'allegro', o 'andante', o 'adágio' e o 'largo', valendo-se ainda de outras modalidades da música clássica para contar a história, paixões, vitórias e dissabores vividos por este grande artista brasileiro", explica a escola na apresentação do samba.

"Acompanhei a seleção do enredo em silêncio. Escolheram o que eu mais gostava e que não citava o meu nome, mas falava sobre Bach. O nome do músico é que vai para a avenida", disse Martins.

A Vai-Vai, que é recordista em títulos do carnaval paulistano, com 13 vitórias, a última conquistada em 2008, entra no Sambódromo do Anhembi com 37 alas e quatro mil membros. A bateria da agremiação é composta por 300 ritmistas. Celebridades como a cantora Maria Rita (madrinha de bateria) e a modelo Ana Hickmann (madrinha da escola) vão desfilar. O ex-jogador de futebol e campeão do mundo Cafu também irá para a avenida, além da cantora Fafá de Belém.

A novidade da escola neste carnaval foi a contratação do carnavalesco Alexandre Louzada, quatro vezes campeão do carnaval carioca a frente de escolas como a Mangueira, Beija-Flor e Vila Isabel. Segundo Lourival, o carnavalesco foi responsável por todo o conceito visual da escola, que inclui decoração dos carros, cores e combinações e fantasias, além de pesquisa para a composição do enredo.

Perguntado sobre como foi para a escola ter promovido a aproximação entre samba e a música erudita, Lourival falou que foi "uma grata e positiva surpresa, Martins transcendeu esta barreira, sua história de vida o torna muito próximo das pessoas comuns, facilitando assim a compreensão do seu legado".

Confira o samba-enredo da Vai-Vai:

A Música Venceu

Feliz da vida lá vem o Bexiga

Exemplo de comunidade

A Música Venceu

O dom é luz que vem de Deus

Da emoção Vai-Vai resplandeceu

Dos céus, em um cortejo divinal

Os deuses da inspiração

Lançam talento a um mortal

Um ser abençoado, que hoje brilha neste carnaval

As sinfonias de Bach regeram seu destino

Orgulho brasileiro

Jovem pianista genial

Em "preto-e-branco" sucesso internacional

Na sua fé, resistiu !!!

E a dor da adversidade, suplantou !!!

Com muita garra e amor

E assim, na sua força de superação

Buscou a verdadeira vocação

Um novo incidente o quis derrubar

Mas com maestria se pôs a lutar

Por seu ideal

Luz da Ribalta que jamais se apagará (se apagará)

E ao som de "Bravos e Aplausos"

A Saracura agora vem cantar




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;