Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Baldy tenta apagar Linha 18 para região
Raphael Rocha
19/09/2019 | 06:30
Compartilhar notícia


Secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy agora está em uma cruzada para tentar minimizar os impactos da mudança na Linha 18-Bronze do Metrô, que ligaria o Grande ABC ao sistema metroviário da Capital por monotrilho. Com a troca do modal – para BRT (sigla em inglês para ônibus de alta velocidade) –, Baldy busca, por meio de sua assessoria, impor a mudança de nome do projeto. Em agenda no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, na semana passada, passou a chamar o ramal de BRT ABC, e não mais Linha 18. O que o secretário ainda não conseguiu responder é se esse BRT sairá de fato do papel. Na mesma visita à entidade regional, Baldy anunciou novo projeto, com mais estações, outra ligação com o Metrô paulistano e, sem garantias, prometeu que a obra sairá. A Linha 18, por exemplo, esbarrou na falta de recursos para desapropriações. Para ter o BRT, imóveis terão de ser desapropriados também, em menor escala, é verdade. Só que o Estado ainda não deu respostas se essa etapa será ultrapassada. 

Responsabilidade

 Outro assunto que chama atenção na postura da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado sobre o caso também remonta à visita do secretário Alexandre Baldy ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Ele veio à entidade para detalhar todo o plano de mobilidade anunciado no começo de julho pelo governador João Doria (PSDB). Esse pacote envolvia a mudança na Linha 18-Bronze – ou BRT ABC, como insiste o secretário –, modernização de trens na Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o desengavetamento de estudos da Linha 20-Rosa do Metrô, que sairia do Rudge Ramos, em São Bernardo, para a Lapa, na Capital. Aos jornalistas, tratou dos dois primeiros assuntos e ignorou o terceiro. Disse que não detalhou o terceiro item – para qual foi convidado a falar – porque não houve pergunta sobre o assunto. 

PT estadual

 Ex-deputado estadual pelo PT de Santo André, Luiz Turco deve compor a executiva estadual do petismo. Seu nome, com bom trânsito no partido, deve ser avalizado no PED (Processo de Eleição Direta) paulista, marcado para o próximo mês. Ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) tem candidatura encaminhada à reeleição para comandar a legenda na esfera estadual.

Puxão de orelha

 Recém-alocado como presidente do PSB de Santo André, o ex-vereador Ailton Lima avisou que vai se reunir com os dois parlamentares do partido na casa, Marcos da Farmácia e Jorge Kina, para cobrar deles postura de oposição à atual administração da cidade. Ailton é pré-candidato à Prefeitura de Santo André no ano que vem. Marcos e Kina têm votado a favor de projetos do governo.

Aniversário

 O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), completou na terça-feira 57 anos. Funcionários da Subsecretaria de Comunicação decidiram presentear o tucano. Inicialmente, foi entregue uma foto de Auricchio vestindo a camisa do Corinthians. Palmeirense fanático, olhou o bilhete ressabiado. Depois, recebeu o presente: uma camisa oficial do Palmeiras, com o número 45 e seu nome às costas. Subsecretário de Comunicação e corintiano roxo, Fernando Scarmelloti destacou a sintonia com o chefe do Executivo nas ações de governo, mas deixou claro que, no time de coração, os dois estão em campos opostos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.