Memória Titulo
Nas fronteiras de Brasil, Argentina e Paraguai...

Quem está celebrando 70 anos é o Parque Nacional do Iguaçu, que foi criado por decreto do presidente Getúlio Vargas.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Quem está celebrando 70 anos é o Parque Nacional do Iguaçu, que foi criado por decreto do presidente Getúlio Vargas em 10 de janeiro de 1939. Este é o tema do Brasil de todos os tempos deste fim de semana, apresentado pelo jornalista Geraldo Nunes pela Rádio Eldorado (vide Nas ondas do rádio). O Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Natural da Humanidade e berço das Cataratas. É também a segunda área federal protegida mais antiga do Brasil.

Os 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu estão sendo marcados pela exposição de fotos Memórias das Cataratas. As fotos foram cedidas por famílias da cidade. A mostra poderá ser vista até o final do ano. Houve também o lançamento de um carimbo pelos Correios e do livro Meu Vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu, de autoria do jornalista e escritor Marcos Sá Correa, especialista na área de meio ambiente.

Geraldo Nunes sobrevoou a hidrelétrica e viajou de barco no lago de Itaipu, de 1350 km², temas do seu programa de hoje.

Recordes em 2008
4 Visitantes: 1,1 milhão de pessoas.
4 Geração de energia: 95 milhões de megawatts/hora, a maior do mundo.

Uma perda
Sete quedas. Existiram no município de Guaíra. Quem viu, apaixonou-se. Foram destruídas nos anos 1970 para a formação do lago de Itaipu. Ganha a geração de energia, perdem a natureza e a vida.


Diário há 30 anos
Quarta-feira, 17 de janeiro de 1979

Manchete - Greve nos ônibus revolta o povo e causa depredações no Rio

Grande ABC - Anel ferroviário é promessa há 10 anos, cf. reportagem do jornalista Francisco Fukushima, a primeira por ele assinada no Diário.

São Bernardo - Favelados de Vila Rosália poderão ser despejados.

Hoje

Dia dos Tribunais de Contas do Brasil.

Santos do dia
Antão, Leonila, Mariano, Rosalina e Sulpício.

Em 17 de janeiro...
1929 - Nasce o marinheiro Popeye, que aparece numa história das tiras de quadrinhos Thimble Theatre, no New York Journal.

1974 - Presidente Médici vem a Paranapiacaba e inaugura o sistema ferroviário cremalheira-aderente. É o começo da morte do histórico sistema funicular.

Nas ondas do rádio
USP FM (93,7) - Memória. O humor da PRK-30. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h; com reprise amanhã, às 17h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Noel Rosa em série. A história do compositor carioca retirada de 18 programas produzidos na Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, e apresentados por Almirante na década de 1950 - 5ª parte. Edição e montagem, Amauri Rodelli; assistente de produção, Débora Raposo; produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 11h30 e às 23h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. Os 70 anos do parque das Cataratas. Apresentação, Geraldo Nunes, produção, Valéria Rambaldi; trabalhos técnicos e mixagens, Anderson Wendell. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h, com reprises às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, às 2h da madrugada. Na internet: territorioeldorado.com.br; contatos: brasil@redeeldorado.com.br.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Wilma Bentivegna, Hino ao amor (versão de Odair Marzano), a pedido da ouvinte Yone Dias, da Vila Homero Thon, de Santo André; Silvio César, Minha prece de amor (composição própria), a pedido da ouvinte Maria Helena Salvini, da Vila São José, no Ipiranga. Da série jingles, os sabões Campero e Rinso. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contato: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;