Esportes Titulo
Sao Paulo terá Raí no ataque contra Corinthians
Por Do Diário do Grande ABC
04/12/1999 | 13:48
Compartilhar notícia


Apesar de o técnico Paulo César Carpegiani manter o mistério sobre a escalaçao do Sao Paulo para o segundo jogo diante do Corinthians, pela semifinal do Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 18h30, no Morumbi, a estratégia da equipe já está traçada, à base de muita cautela. Embora os nomes dos jogadores só serao divulgados momentos antes da partida, o treinador quer uma marcaçao forte na defesa e no meio-de-campo e descidas rápidas pelo setor direito, por onde Anderson e Vágner estarao de volta.

Durante a semana, Carpegiani testou duas formaçoes táticas. A primeira, mais ofensiva, conta com o atacante Jaques, ao lado de Marcelinho. A outra, mais provável, tem a presença de Carlos Miguel como volante e Raí na frente, no lugar de Jaques. França e Márcio Santos, contundidos, e Nem, suspenso, serao os desfalques. "Vou escolher a opçao que me dê mais segurança", afirmou o treinador.

Carpegiani, na verdade, pretende fortalecer o sistema defensivo, formado por Wilson e Paulao, um pouco desentrosados. "Nesse jogo, o Corinthians já pode conseguir uma vaga à final e nao podemos descuidar", explicou. Para isso, o volante Edmílson terá, além da obrigaçao de avançar, principalmente nas bolas paradas, a missao de ser um terceiro zagueiro, como se fosse um líbero.

Antes ele estava acostumado a atuar à frente de Jorginho, mas as ausências na defesa obrigaram Carpegiani a mudar seus planos. "No início de minha carreira, quando estava no XV de Jaú, eu jogava nessa posiçao e me sentia muito bem", lembrou o volante, que chegou ao Morumbi em 1994. Na categoria júnior do Sao Paulo, tornou-se volante, posteriormente efetivado na equipe principal pelo entao técnico Dario Pereyra.

Edmílson é o melhor exemplo de superaçao no Sao Paulo. Antes criticado pela torcida e desacreditado pelo próprio Carpegiani, o atleta chegou a ser afastado do grupo, por deficiência técnica. O seu pior momento em meados de agosto, na derrota por 2 a 1 para a Portuguesa, no Canindé. Edmílson jogou mal, foi expulso e nao escapou da ira dos fas sao-paulinos. "Mas consegui dar a volta por cima", destacou o volante, autor de gols nas duas últimas partidas da equipe, contra a Ponte Preta e o Corinthians. Sua participaçao decisiva garantiu-lhe uma vaga entre os titulares e a confiança do treinador. Agora, ele fala até como um dos líderes da equipe, numa semana em que a maioria dos jogadores driblou a imprensa. "Sabemos que nao podemos perder, mas uma defesa organizada é essencial numa decisao."

Edmílson também tem a esperança de que Carpegiani continue no comando do Sao Paulo no próximo ano, apesar de o treinador praticamente ter admitido que vai deixar o clube no fim de seu contrato, em 31 deste mês. O Flamengo é, possivelmente, o seu novo clube. "Caso o Sao Paulo seja campeao brasileiro e consiga uma vaga para a Taça Libertadores, a diretoria terá de pagar uma boa grana para ele ficar", disse Edmílson.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;