Internacional Titulo
Papa abrirá Portas Sagradas pela primeira vez
Do Diário do Grande ABC
14/12/1999 | 15:55
Compartilhar notícia


Pela primeira vez na história, o Papa abrirá as Portas Sagradas das quatro basílicas romanas, para comemorar o advento de um novo milênio cristao. Em uma entrevista à imprensa, as autoridades do Vaticano detalharam as cerimônias e inovaçoes que o Papa Joao Paulo II introduzirá no ano 2000.

A Igreja Católica tem celebrado Anos Santos desde o século XIV e o começo de cada um desses anos, desde 1423, foi marcado com a abertura de uma porta especial lacrada. Para os fiéis, as portas sao um símbolo da passagem para a salvaçao.

O Ano Santo 2000 começará oficialmente em menos de duas semanas, na noite de Natal. Nesta noite, em um ritual que abarca a longa história da Igreja Católica, o Papa abrirá duas portas de bronze na Basílica de Sao Pedro e depois, rezará no umbral, em uma prece silenciosa.

Fiéis da Asia e do Pacífico Sul enfeitarao a entrada com flores e perfumes, enquanto um grupo de músicos tocará instrumentos do Japao e da China. O Santo Padre entrará na basílica em meio aos sons de cornetas africanas para simbolizar a alegria do ano especial.

As flores, o perfume, a música e os fiéis de várias partes do mundo 'tendem a enfatizar a universalidade da salvaçao e a missao da Igreja`` em todo o planeta, explicou o bispo Piero Marini, encarregado da liturgia pontifícia.

As portas se abrirao ainda em Sao Joao Latrao, no Natal, em Santa Maria Maggiore, no dia 1º de janeiro, e em Sao Paulo, no dia 18 de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;