Cultura & Lazer Titulo Inclusão cultural
Osesp na estrada
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
15/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Atividades educacionais, concertos ao ar livre e apresentações de música de câmara gratuitos marcam a extensa programação da segunda edição do programa "Osesp Itinerante", que começa amanhã e prossegue até dia 29, em oito cidades do Estado. Dois municípios na região participam: Santo André, onde a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) apresenta-se no dia 26, e São Caetano, que receberá somente os concertos de câmara e workshops.

Promovida pela instituição artística, em parceria com o governo estadual e as unidades do Sesc, a iniciativa é voltada à inclusão cultural. Os organizadores estimam público total de 40 mil pessoas em concertos ao ar livre e 16 mil em espetáculos de câmara e coro.

"A Orquestra vai até cidades em que as pessoas nem sempre têm a oportunidade de ir à Sala São Paulo para conferir os concertos", explica o coordenador do núcleo de projetos educacionais da Sinfônica, Antônio Carlos Neves Pinto.

Além de possibilitar o acesso às produções eruditas, Osesp Itinerante visa ao aprimoramento dos instrumentistas que já têm conhecimento teórico. "Queremos também fixar know-how. No Grande ABC, onde existe uma tradição musical, os músicos interessados poderão desfrutar belos concertos e participar de oficinas", afirma Pinto, ex-diretor da Fundação das Artes de São Caetano e maestro licenciado da Filarmônica da cidade.

Entre as atividades pedagógicas do programa estão oficinas de cordas, metais e sopro. Outro destaque é o curso de história da música, para maiores de 16 anos, que é dividido em três módulos: Antiguidade, Idade Média (Ars Antiqua) e Renascença (Ars Nova); Barroco, Classicismo e Romantismo; e Impressionismo e Expressionismo.

Informações sobre horários e locais em Santo André e São Caetano estão disponíveis no site da Orquestra (www.osesp.art.br), em que os internautas fazem gratuitamente as inscrições.

GRANDE ABC - Sob regência de Roberto Tibiriçá, a Orquestra sobe ao palco do Parque Central (Rua José Bonifácio. Tel.: 4426-6628), em Santo André, no dia 26, às 17h. O maestro, que participa do projeto pela primeira vez, foi o principal regente da Orquestra.

"Estou muito emocionado por rever os amigos e grandes músicos. Esses concertos são uma boa forma de se criar plateias para a música erudita", frisa Tibiriçá.

No programa do espetáculo, composições como "O Morcego", "Op.362 - Abertura", de Strauss, "Príncipe Igor: Danças Polovtsianas", de Borodin, e "Romeu e Julieta - Abertura", de Tchaikovski. "Preferi colocar temas mais populares, que não estavam no programa inicial", ressalta o maestro.

No dia 27, às 19h, no Teatro Municipal (Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789), o público andreense poderá apreciar o Quinteto de Metais 2, que interpretará obras de Villa-Lobos e Dvorák, entre outros autores. O Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Tel.: 4238-3030), em São Caetano, abrigará a apresentação do grupo no dia seguinte, no mesmo horário.

Mais informações pelo site www.osesp.art.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;