Internacional Titulo
ONU assume na 3ª força multinacional no Haiti
Por Da AFP
30/05/2004 | 17:40
Compartilhar notícia


A ONU (Organização das Nações Unidas) assume na próxima terça-feira a força multinacional de segurança no Haiti, que desde março é dirigida pelos Estados Unidos.

"Será uma transferência simbólica de poderes entre os americanos e o general brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira, que estará à frente da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti, admitiu o porta-voz Toussaint Kongo-Doudou.

Apesar de os militares americanos e franceses terem começado há dias a sair do Haiti, a retirada das tropas será realizada em várias semanas paralelamente à chegada progressiva dos capacetes azuis. Espera-se um primeiro contingente brasileiro em Porto Rico para daqui a 20 dias.

"Estamos numa fase de mobilização e a ONU não vai solucionar todos os problemas em 1º de junho, é todo um processo que está começando", destacou o porta-voz da ONU, falando sobre a necessidade de "não se criar esperanças imediatas".

Aristide - O ex-presidente haitiano Jean Bertrand Aristide disse neste domingo na Jamaica, antes de embarcar para seu exílio na África do Sul, que espera voltar em breve ao Haiti.

Aristide teve de abandonar o país em 29 de fevereiro, quando uma rebelião armada tomou conta de diversas cidades haitianas. O ex-presidente também diz que sua renúncia foi pressionada pelos EUA e pela França, entretanto, ambos países negam a acusação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;