Política Titulo Futuro
Atila está preocupado com 2020, diz Márcio Chaves

Ex-chefe da Saúde de Mauá rebate críticas do prefeito e cita falta de planejamento do governo

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
09/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa 7/12/17


Ex-vice-prefeito de Mauá e ex-chefe da Saúde no município, Márcio Chaves (PSD) rebateu as críticas disparadas pelo prefeito Atila Jacomussi (PSB) de que houve ingerência na Pasta que o pessedista administrou por falta de “compromisso com a competência”. Segundo Chaves, o socialista disparou ataques porque está “preocupado com a sucessão”, em 2020. “Só existe ingerência quando não há planejamento de governo e quando o prefeito tem receio de que o secretário fique na sua sombra (na vida pública)”, retrucou.

Atual chefe da Saúde de Santo André, Chaves deixou o comando do setor no governo mauaense em dezembro. Oficialmente, a saída foi considerada amigável, mas o tom do discurso de Atila durante a posse do novo secretário de Saúde do município, Ricardo Burdelis, na quarta-feira, evidenciou as cicatrizes do rompimento da dupla. Além de afirmar que Chaves “não soube desenvolver o plano de governo”, o prefeito ainda sugeriu falhas na atuação do ex-aliado à frente da Pasta. “Não admito mais errar”, disse.

Chaves saiu em defesa da sua passagem pelo governo de Atila e reivindicou o “legado” das conquistas da área durante o ano que integrou a gestão do socialista, como a inauguração do pronto-socorro do Hospital Doutor Radamés Nardini. “Que bom que o prefeito fez uma auto-crítica e que admitiu que não pode mais errar, porque o modelo de gestão dele não preza pelos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), pela responsabilidade fiscal e pelo bom atendimento à população. Prezar pelos princípios do SUS não é amontoar pacientes no quarto e colocar planta no corredor para fazer vídeo para publicar nas redes sociais. Agradeço pela oportunidade de ter sido secretário, mas se ele (Atila) não reconhece o que fizemos, não é digno de um prefeito moderno. Todo esse legado é da equipe da Secretaria de Saúde de Mauá, não dele”, replicou o pessedista.

A passagem de Chaves pelo governo Atila foi marcada por crises internas entre o chefe do Executivo e o então secretário, que reclamou de ingerências do prefeito na gestão do setor e entrou em embates com nomes de confiança do chefe do Executivo na FUABC (Fundação do ABC), responsável pela gestão dos equipamentos de Saúde na cidade. Antes de deixar o cargo no município, Chaves teve o trabalho questionado por diversas vezes por vereadores da base governista, que reclamavam de falta de diálogo por parte do então mandatário da Pasta.

HISTÓRICO
A aliança política de Atila e Márcio Chaves se viabilizou no segundo turno da eleição de 2016, quando o pessedista apoiou Atila no confronto direto com o então prefeito Donisete Braga (PT), que buscava a reeleição, depois de ficar na quarta colocação na disputa pelo Paço. Ex-petista, Chaves havia adotado discurso crítico aos governos do petismo no município. Em troca do apoio eleitoral, o pessedista passou a chefiar a Saúde no governo Atila. “Nunca recebi uma crítica sequer do prefeito, seja em despachos individuais ou em reuniões”, finalizou Márcio Chaves. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;