Turismo Titulo De olho na Copa
Barretto lança Olá, Turista! no Rio
10/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Ministério do Turismo lançou no Rio de Janeiro, o projeto Olá, Turista!, que visa capacitar 80 mil brasileiros nos idiomas inglês e espanhol para se comunicarem com turistas estrangeiros, principalmente durante a Copa do Mundo de 2014. Trabalhadores de hotéis, bares, restaurantes e motoristas de táxi terão aulas à distância, pela internet, e contarão com o suporte de salas de conexão, onde será possível acessar um computador e ter a ajuda de um monitor.

O projeto terá início em 2010, com 80 mil pessoas de 13 cidades turísticas dos Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas. Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, a proposta é capacitar, até 2014, 300 mil profissionais das 12 cidades-sede da Copa do Mundo e de mais 65 destinos turísticos.

"É um curso voltado a profissionais de turismo com noções básicas para uma primeira interação. Para uma camareira, por exemplo, ele mostra como se dá um ‘Bom dia' e como se pergunta alguma coisa específica. Para quem trabalha em bares e restaurantes é a mesma coisa. Trata-se de uma noção básica, com palavras-chave para aquele primeiro relacionamento", exemplificou o ministro.

Os 13 municípios que participarão da primeira etapa do projeto, em 2010, serão Rio de Janeiro, Búzios, Paraty, Angra dos Reis e Petrópolis (no Rio de Janeiro), Salvador, Porto Seguro, Mata de São João, Maraú e Lençóis (na Bahia) e Manaus, Barcelos e Parintins (no Amazonas).

FERIADOS - Em outubro, o Ministério do Turismo deverá lançar outra campanha para incentivar o turismo doméstico nos feriados deste semestre. A ideia é repetir o que foi feito no primeiro semestre, para atrair turistas a diversos destinos brasileiros nos feriadões.

Segundo Barretto, não foi possível iniciar a campanha em setembro por falta de recursos. Por isso, o foco será nos feriados de outubro e novembro e nas férias de fim de ano. "Nosso objetivo agora é o verão. Terminamos a alta temporada do inverno e vamos trabalhar fortemente as campanhas para o nosso verão", disse ele.

O Ministério do Turismo deverá investir cerca de R$ 20 milhões em campanhas publicitárias em todos os veículos de comunicação, inclusive na televisão. "No mercado interno, são quase 100 milhões de consumidores que ainda não estão consumindo turismo. Mas eu espero que eles possam colocar na sua prateleira de consumo, o mais rápido possível, o tema do turismo", afirmou Barretto ao participar de evento no Rio de Janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;