Economia Titulo Combustível
Vantagem do álcool vai além do preço
Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
29/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com o etanol a preço mais vantajoso que a gasolina em 21 estados do País, segundo levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo), a variação do preço causa receio ao consumidor. No entanto, vale a pena observar outros aspectos técnicos que pode continuar a dar a primazia ao combustível feito da cana-de-açúcar.

Para Antonio Carlos Porto Araujo, consultor de energia renovável e sustentabilidade da Trevisan Consultoria, o etanol acaba se revelando um combustível mais "responsável" que a gasolina. "Alguém, em algum momento, fez a conta de que enquanto o álcool custar 70% do preço da gasolina, ainda vale a pena abastecer com o etanol. Mesmo com uma margem menor entre os preços, existem outras características que fazem com que a troca ainda compense."

O primeiro item que Araujo sinaliza é o potencial térmico do etanol, que acaba melhorando o desempenho de motores 1.0, vendidos largamente no País. "O veículo desenvolve melhor em retorno e velocidade", defende.

Em segundo lugar, o especialista sinaliza a limpeza do combustível, que faz com que os gastos com manutenção sejam menores, uma vez que danifica menos a mecânica dos carros. "Justamente por ser mais limpo que a gasolina, o álcool preserva o veículo, reduz os gastos com troca de óleo, limpezas de bico e manutenções. O custo final de ter um carro acaba saindo menor."

Do ponto de vista de fomento à economia nacional, segundo Araujo, os estudos apontam para um grande apoio à geração de empregos no País, uma vez que aqui se concentra boa parte do desenvolvimento tecnológico do combustível e dos carros bicombustíveis.

A questão ambiental também não passou longe da análise de Araujo que lembrou que a emissão de poluentes provenientes da queima do etanol não resulta em gases que contribuem para o efeito estufa e para a poluição atmosférica.

O especialista, no entanto, não descarta que sem uma política de preços interessante, dificilmente o etanol entrará de vez no tanque dos brasileiros. "O consumidor tem de se sentir prestigiado com preços que valham a pena. Se for para investir no etanol, não adianta praticar altos preços com o produto. Uma vez que o combustível é nacional, produzido com tecnologia brasileira, não há por que preços exorbitantes."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;