Economia Titulo Fundos
Aumenta crédito privado em carteira de investimento
Por
27/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A trajetória dos juros brasileiros rumo a níveis próximos aos de países desenvolvidos tem estimulado gestores de fundos a destinarem parcela maior dos investimentos ao crédito privado: os títulos de dívida emitidos por bancos e empresas para captar recursos e se financiarem. A fatia de papéis como CDBs (Certificados de Depósito Bancário), RDBs (Recibos de Depósito Bancário), debêntures e notas promissórias cresceu de 16% dos ativos dos fundos, em dezembro de 2004, para 24% em junho de 2009, segundo a Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento).

"Na medida em que a taxa de juros cai, passa a haver demanda dos investidores por alternativas que apresentem prêmio frente ao CDI", diz o diretor de gestão da BB DTVM, Carlos José da Costa André. Este movimento se intensificou a partir do segundo semestre do ano passado, em função da crise mundial.

Naquele momento, os bancos brasileiros enfrentaram dificuldades para obter recursos no exterior para suas linhas de crédito domésticas e substituíram a captação externa pela local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;