Internacional Titulo Acidente aéreo
Airbus A310: sinal localizado não é de caixa preta

Secretário de Estado francês afirmou que sinal sonoro localizado corresponde às balizas de emergência

Da AFP
01/07/2009 | 10:48
Compartilhar notícia


O secretário de Estado francês para a Cooperação, Alain Joyandet, afirmou nesta quarta-feira que o sinal sonoro localizado por aviões franceses no local do acidente do Airbus A310 da Yemenia corresponde às balizas de emergência, e não às das caixas-pretas.

"Quero dizer que o Transall (o avião militar francês que rastreia a zona) que recebeu o sinal sonoro não localizou, ao contrário do que se disse pela manhã, as balizas das caixas-pretas e sim as balizas de emergência. Pode haver uma confusão", declarou Alain Joyandet à imprensa em Moroni. "São centenas de metros de água nesse local, por isso é bastante complicado recuperar a caixa", acrescentou.

A justiça francesa também abriu nesta quarta-feira um processo sobre "homicídio involuntário" após a queda do Airbus A310 da companhia Yemenia no Oceano Índico com 153 pessoas a bordo, entre elas 66 franceses, informaram fontes judiciais.

"O Ministério Público de Bobigny abriu um inquérito por homicídio involuntário para conhecer as circunstâncias do acidente" segundo o informe, acrescentando que a instância judicial é competente para estudar o assunto uma vez que a maior parte dos passageiros que embarcaram no aeroporto internacional de Roissy-Charles-de-Gaulle, estão sob sua jurisdição.

Informações dadas pela manhã afirmavam que uma caixa-preta do Airbus A310 da companhia aérea que caiu na última terça-feira no Oceano Índico havia sido localizada e que as operações de recuperação da peça foram iniciadas.

Dos 142 passageiros e 11 tripulantes que estavam a bordo da aeronave, até o momento apenas uma adolescente de 14 anos, identificada como Bakari Baya, foi encontrada com vida.

Os passageiros do avião, muito deles em viagem a Comores para as férias de verão, embarcaram na última segunda-feira no Airbus A330-200 da Yemenia, que viajou entre Paris, Marselha e Sanaa, capital do Iêmen, antes da troca da aeronave para o prosseguimento do voo até Djibuti e Moroni.

A União das Comores é uma antiga colônia francesa da África independente desde 1975. Uma das ilhas do arquipélago, Mayotte, ainda faz parte dos territórios franceses de ultramar. No avião viajavam 66 franceses.

O Crescente Vermelho anunciou ter esperanças de encontrar outros sobreviventes, mas as operações de resgate podem ser prejudicadas pelo tempo ruim.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;