Automóveis Titulo Corpo protegido
Além do capacete
Lucas Tieppo
Especial para o Diário
06/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os equipamentos de segurança para motociclistas vão muito além do capacete. Estão disponíveis no mercado jaquetas, calças, luvas e botas de diversos materiais que, além de proteger o condutor em caso de acidente, agradam pela estética.

Para o médico Dirceu Rodrigues Alves, diretor do Departamento de Medicina Ocupacional da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o couro ainda é o melhor material para a proteção. "A pele é a principal parte do corpo do motociclista afetada em uma queda, quando ocorre a perda de tecido. O couro é o melhor material para ser essa ‘segunda pele', pois pode ser ralado em uma queda. A exposição do corpo é menor com uma roupa de couro", explica Alves, que ressalta ainda a importância da utilização de luvas, também de couro.

"A indicação é feita, mas o custo atrapalha. O couro, por exemplo, é mais caro que o náilon e o motociclista opta por não fazer o investimento em segurança, alegando que sabe pilotar. Em uma pesquisa realizada pela Abramet com 800 motociclistas, constatamos que 69% sofreram acidentes nos últimos seis meses", revela o médico.

Wilson Yasuda, gerente do Centro Educacional de Trânsito da Honda, que oferece um Curso Avançado de Pilotagem, analisa os motociclistas em dois grupos. "Os profissionais andam equipados com capacete e blusão, mas quase sempre de calça jeans. Já os motociclistas de lazer, por terem melhor condição financeira, conseguem adquirir os equipamentos necessários."

Segundo Yasuda, a falta de recursos financeiros é o maior obstáculo. "A conscientização da importância de uma melhor proteção existe, mas fica mais difícil pela falta de recursos, pois são produtos caros."

A Riffel Security Motorwear produz uma linha de roupas de segurança específica para motociclistas. E além de investir na segurança, a marca não deixa de lado a estética. "O motociclista sabe dos atributos de segurança, mas acaba sempre levando a peça mais bonita, que atrai mais, por isso o design da roupa é importante", comenta Celso Lotelli, diretor comercial da Riffel.

"O motociclista segue um comportamento próprio. Através da evolução dos materiais o couro foi substituído, até porque é um material que exige diversos cuidados para uma boa manutenção. As jaquetas e calças de poliéster são mais resistentes ‘no ralo', além de serem impermeáveis e de terem manutenção mais fácil", afirma.

"As maiores preocupações com as roupas do motociclista levam em conta o conforto e a segurança. Um conjunto de jaqueta, calça e luvas custa cerca de R$ 1 mil. O motociclista percebe que é melhor prevenir do que remediar", conclui Lotelli.

(Supervisão Sueli Osório)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;