Automóveis Titulo Preventivo
Manutenção correta melhora desempenho dos freios
Lucas Tieppo
Especial para o Diário
06/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Para obter um bom desempenho do freio e aumentar a vida útil do produto uma palavra basta: manutenção.

Essa é a dica dada por Mauro Longa Neto, gerente comercial da Freios Master e integrante da comissão organizadora do 9º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios & Mostra de Engenharia. "O freio é o principal item de segurança do veículo, por isso a manutenção deve ser realizada. Segundo o manual de uso e manutenção do veículo, a conservação deve ser realizada por meio de revisões periódicas com profissionais treinados", explica Neto.

Para realizar a manutenção correta dos freios, o especialista lista quatro dicas. "A primeira é ler o manual do veículo, a segunda é realizar uma manutenção periódica, a terceira é utilizar sempre peças originais e de boa procedência e a quarta dica é a manutenção preventiva. Na maioria das vezes ela é feita de maneira corretiva, mas quando realizada antes que o problema apareça, o custo será menor e o desempenho melhor."

O gerente comercial também o funcionamento dos freios. "O freio é uma transformação de energia cinética, de movimento, em energia de calor. Em um sistema pneumático, por exemplo, o motorista pisa no pedal do freio, fazendo com que o ar comprimido armazenado em um reservatório entre no conjunto através da câmara, expandindo as sapatas, que entram em contato com o tambor. Esse componente, por meio do atrito, desacelera a roda e o pneu."

Segundo Neto, apesar de a troca da lona de freio ser o reparo mais frequente, o motorista também deve estar atento a outros componentes. "A lona de freio sofre maior desgaste, porém outros componentes também perdem a eficiência, como molas e buchas, e não são verificadas regularmente."

Neto também aconselha os condutores a utilizarem o freio motor. "Quanto melhor for o aproveitamento do freio motor, melhor será o desempenho do freio", comenta.

EVENTO - O 9º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios & Mostra de Engenharia será realizado amanhã, no Rio Grande do Sul, e contará com a participação de importantes fabricantes, como Bosch, SKF e Pirelli, além de montadoras. "Apesar de ser um evento bastante técnico, ele tem importância muito grande. O maior objetivo é discutir novas tendências, tecnologias e inovações que possam trazer benefícios para os motoristas que sejam aplicados no dia-a-dia", conclui.

(Supervisão Sueli Osório)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;