Economia Titulo Valorizado
Dólar alto mantém turistas no País
Por Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
17/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Empresas de turismo já sentem o peso da crise financeira internacional. Apesar do receio do consumidor, a alta do dólar tem mantido os passageiros dentro de território nacional. A constatação é da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

Segundo a organização, os incentivos do governo federal têm proporcionado um aumento significativo na procura por destinos nacionais, tanto para turistas estrangeiros, que aproveitam o dólar valorizado para visitar o País, quanto para os brasileiros, que procuram não comprometer os ganhos com as oscilações do câmbio. "O governo criou ministério exclusivo para o turismo, e o orçamento da Pasta vem crescendo significativamente todos os anos, pulando de R$ 273,3 milhões para R$ 3,05 bilhões neste ano", afirma a empresa em relatório divulgado.

Mesmo assim, a crise também gerou receio nos turistas acostumados a viajar no verão. "O psicológico das pessoas fica muito afetado com tanta notícia de crise. Mesmo que tenha um dinheiro guardado, hoje o consumidor prefere manter reservado a gastar em uma viagem, que não é essencial", afirma Nilce Bubula, sócia-diretora da BBL Turismo, de Santo André. "Já sentimos uma reduzida em relação ao fluxo de negócios do ano passado."

CARNAVAL - Para o Carnaval, a perspectiva é semelhante. "Tínhamos alguns pacotes fechados já em novembro, mas no final, o resultado foi inferior a 2008", lembra Nilce.

Embora geralmente os destinos sejam nacionais para o feriado, quem ia para o Exterior também desistiu da ideia. "É claro que Rio de Janeiro e Salvador já eram destaque no Carnaval, mas havia procura de pacotes para o Exterior. Desde o fim do ano passado até os para Buenos Aires estão com baixa procura", explica Márcio Fernandes, sócio-proprietário da Qualituri, de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;