D+ Titulo Culinária
Ceia de Natal cheia de novidades

Com um pouco de incremento, massas, aves, peixes, saladas e sobremesas dão cor e sabor ao Natal

Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
21/12/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Natal é época de mesa farta. Porém nem sempre parece possível manter todos os pratos frescos até a hora da ceia na estação mais quente do ano.

A culinarista Mônica Sky, da Capital, afirma que várias iguarias podem ser feitas com antecedência e congeladas até a véspera da data. "O ideal é descongelar sempre na geladeira e não em temperatura ambiente. Pratos bem temperados agüentam bem se feitos no dia anterior", ensina.

Massas continuam sendo boa pedida também no período de festas. "Ganham ar sofisticado se usarmos alcachofras, funghi seco, nozes, damascos ou amêndoas", explica.

Quem não abre mão do tradicional peru pode incrementá-lo com farofa de castanhas, calda de jabuticaba, ou fatias de abacaxi carameladas.

Bacalhau Nobre
(Palmirinha Onofre)
Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 1 kg de bacalhau;
1 xícara (chá) de azeite; 1 cabeça de alho; 4 cebolas roxas; 6 pimentões; temperos a gosto; 5 batatas; 1 xícara (chá) de azeitonas pretas.
Modo de preparo: Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro. Refogue o alho no azeite. Junte o bacalhau em postas e frite. Acrescente as cebolas, os pimentões e temperos a gosto. Coloque as batatas cozidas e cortadas em rodelas grossas e as azeitonas.

Salada de Peito de Peru com Manga
(Adria)
Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 500 g de nhoque; 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo; 6 colheres (sopa) de vinagre; 10 colheres (sopa) de maionese; 6 colheres (sopa) de mostarda; 2 dentes de alho, amassados; 8 colheres (sopa) de azeite; 200 g de peito de peru cortado em cubos; 150 g de queijo prato cortado em cubos; 1 manga sem casca cortada em cubos; sal e pimenta-do-reino a gosto; 100 g de amêndoas, sem pele e torradas; folhas de rúcula e hortelã para decorar.
Modo de Preparo: Prepare o vinagrete de maionese com mostarda. Bata no liqüidificador o açúcar mascavo, o vinagre, a maionese, a mostarda e o alho. Acrescente o azeite aos poucos sem parar de bater. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e reserve. Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o nhoque. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos ou até que fique al dente. Escorra a massa e esfrie em água corrente. Coloque numa travessa grande, acrescente o vinagrete de maionese com mostarda e envolva com a ajuda de dois garfos grandes. Junte o peito de peru, o queijo prato, a manga e misture com a massa delicadamente. Polvilhe por cima as amêndoas e decore com as folhas de rúcula e hortelã. Sirva a seguir.

Tender Natalino
(Rochedo)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 1 tender médio; 1 xícara (chá) de suco de laranja; 1 xícara (chá) de suco de abacaxi; 1/2 xícara (chá) de glucose de milho; 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo; 1 colher (sopa) de mostarda; 2 colheres (sopa) de molho inglês; cravo-da-índia pra enfeitar.
Modo de Preparo: Primeiramente, retire a película que envolve o tender e o excesso de gordura. Depois, em uma fôrma retangular funda, deixe o tender de molho nos sucos de abacaxi e laranja por 2 horas. Em um recipiente, misture a glucose de milho, a mostarda, o molho inglês e o açúcar mascavo. Faça cortes diagonais no tender e besunte com a mistura. Enfeite com os cravos-da-índia e leve para assar em forno médio preaquecido por aproximadamente 1 hora ou até dourar. Regue diversas vezes com os sucos de abacaxi e laranja durante o cozimento. Fatie o tender depois de frio e sirva com o molho do cozimento.

Pavê de Morango com Palitos de Chocolate
(Zabet)
Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 1/2 lata de leite condensado; 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite; 2 colheres (sopa) cheias de amido de milho; 1 lata de creme de leite; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 1 caixinha de morango picado; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 2 embalagens de biscoitos de chocolate do tipo palito.
Modo de Preparo: Leve ao fogo baixo o leite condensado, o leite, o amido de milho, mexendo sempre até engrossar. Junte o creme de leite, a baunilha e misture. Reserve. Leve ao fogo o morango com o açúcar. Deixe cozinhar até reduzir o líquido. Em uma travessa, faça camadas alternadas de palitos de chocolate, creme de baunilha e morango, terminando com o morango. Sirva gelado.

Pernil ao Molho Italiano
(Clock)
Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 1 colher (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 pernil pequeno; 1/2 cebola processada; 2 dentes de alho processados; 2 xícaras (chá) de espinafre triturado; 2 xícaras (chá) de rúcula triturada; 1 xícara (chá) de escarola triturada; 2 tomates triturados; 1 xícara (chá) de salsão processado; 1 xícara (chá) de aipo processado; 1 colher (sopa) de manjericão picado; 1 colher (sopa) de hortelã processado; 1 colher (sopa) de sálvia; 1 colher (sopa) de orégano; 1/2 colher (café) de pimenta dedo-de-moça; 3 xícaras (chá) de vinho tinto suave; água quente para o cozimento; 1 lata de ervilha em conserva; 2 xícaras (chá) de minicenoura cozida.
Modo de preparo: Na panela de pressão, aqueça a manteiga e o azeite. Junte o pernil e deixe-o dourar por inteiro. Retire-o da panela e reserve-o. Na mesma panela, frite a cebola e o alho. Acrescente as verduras, o tomate, o salsão, o aipo, o manjericão, a hortelã, a sálvia, o orégano e a pimenta. Deixe refogar ligeiramente. Acrescente o pernil reservado sobre as verduras e cubra-o com o vinho tinto e a água quente. Deixe cozinhar por cerca de 60 minutos em pressão, ou até ficar macio. Quando o pernil estiver cozido, retire todo o molho da panela e bata-o no liqüidificador. Regue o pernil com esse molho. Sirva acompanhado pelas ervilhas e as minicenouras.

Canelone de Chester com Ricota e Nozes
(Basilar)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Freezer: Não Microondas: Não
Ingredientes: 200 g de canelone; queijo parmesão ralado e sal. Molho rosé - 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; 1 cebola picada; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 750 ml de leite; 250 g de polpa de tomate; 1 colher (sopa) de catchup; sal e pimenta-do-reino a gosto. Recheio - 1 colher (sopa) de azeite; 1 dente de alho picado; 150 g de chester assado e desfiado; 300 g de ricota passada na peneira; 1 maçã em cubos; 70 g de nozes; ervas variadas a gosto picadas (alecrim, manjericão, salsinha, orégano fresco, tomilho, entre outras); sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de Preparo: Molho rosé - Numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina, refogue a cebola, acrescente a farinha de trigo e deixe dourar. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente a polpa de tomate, o catchup e mexa delicadamente. Acerte o sal, tempere com pimenta-do-reino e reserve.
Recheio: Numa panela média, aqueça o azeite, refogue o alho e o chester. Retire do fogo e deixe amornar. Numa outra tigela, coloque a ricota, as maçãs, as nozes, o chester refogado e as ervas. Tempere com sal e pimenta-do-reino, mexa delicadamente e reserve. Canelone - Numa panela média, ferva 2 litros de água com sal e cozinhe o canelone por 5 minutos, mexendo delicadamente. Escorra, recheie com a mistura de ricota com chester e nozes. Forre o fundo de um refratário médio com molho rosé quente. Acomode os canelones recheados um ao lado do outro, espalhe por cima o molho rosé restante e o queijo parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio 180°C preaquecido por 25 a 30 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio cinco minutos antes de finalizar o tempo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;