Cultura & Lazer Titulo Manifesto
Cultura de Sto.André pede atenção

Produtores tentam estabelecer diálogo com nova administração para garantir a continuidade de projetos

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
01/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Na tentativa de estabelecer um diálogo com a nova administração de Santo André e garantir a continuidade de projetos culturais importantes desenvolvidos durante os governos anteriores, produtores da cidade organizaram no Cine-Teatro Carlos Gomes na última sexta-feira um encontro que reuniu uma pequena amostra das principais manifestações que ocorrem nos equipamentos culturais da cidade. O principal convidado da noite era o prefeito eleito, Aidan Ravin (PTB).

Para decepção dos presentes, Aidan não compareceu, embora tivesse confirmado presença aos organizadores dias antes. Suas assessoras alegaram que o vereador estava em uma reunião em São Paulo e que não conseguiria chegar a tempo a Santo André.

Representando Aidan estavam o vereador eleito pelo mesmo partido, Gilberto do Primavera, e o músico Juarez Mário, que afirmou ter sido convidado para compor o Departamento de Cultura no próximo ano. Os dois receberam das mãos de alunos e ativistas culturais da cidade um dossiê sobre os projetos em andamento considerados essenciais. Apesar do ‘furo', os organizadores não consideraram a manifestação fracassada. "A sociedade civil está de parabéns. Isso fortalece o nosso coletivo. Foi uma bela manifestação que ele não pôde ver", diz o vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Mário Augusto.

Entre os pontos fundamentais que foram levantados numa carta aberta lida ao fim das apresentações - coreografias da Escola Livre de Dança, esquetes e número musical da Escola Livre de Teatro, entre outras atividades - estava a manutenção das escolas livres (que incluem ainda a de Literatura e a de Cinema e Vídeo). "Sou de São Paulo e vim estudar aqui porque é o único lugar no Brasil que oferece dança contemporânea gratuita. Isso é muito significativo. Acho que agora, além de tocar esses projetos, é hora de investir em formação de público", diz Larissa Pretti, 25 anos, aluna da turma de formação avançada da Escola Livre de Dança.

Atenção às Emias (Escolas Municipais de Iniciação Artística), celeiro de muitos talentos das artes visuais, também estava na carta de manifestação, assim como equipamentos como a Casa do Olhar e a Casa da Palavra. "São esses locais que levam o nome da cidade para fora. É aqui que recebemos os grandes nomes", avalia o jornalista Hildebrando Pafundi, que integrou a comissão que reuniu 23 mil assinaturas nos anos 1980 - período de transição entre o governo de Newton Brandão e de Celso Daniel - para a restauração do Carlos Gomes.

O diálogo com a administração, que, segundo os produtores vem sendo solidificado ao longo dos anos, é algo que também foi reivindicado. "É um lugar que a gente vem conquistando. É algo que vai além de política partidária: diz respeito à políticas públicas", diz Cristiano Gouveia, 28 anos, mestre da Escola Livre de Teatro.

Os representantes de Aidan elogiaram a manifestação e se comprometeram a intermediar esse contato. "Quero deixá-los à vontade para me procurar e dizer que serei os ouvidos de vocês", afirmou aos presentes Gilberto do Primavera.

Apesar da ausência de Aidan, o músico Juarez Mário diz que o diálogo com os produtores não está cortado. "A agenda está lotada. Realmente ele tentou comparecer, mas são muitos compromissos. Vamos tentar sentar com calma e ouvi-los para tentar errar o menos possível", afirma.

O ponto de encontro do ato também não foi escolhido ao acaso. Base para a Escola Livre de Cinema e Vídeo nos últimos anos, o Cineteatro Carlos Gomes encabeça a lista de preocupações dos produtores culturais da cidade e também integra o dossiê.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;