Economia Titulo Negócios
Empresa de S.Bernardo cria sistema para clínicas

Plataforma armazena as informações referentes aos pacientes

Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
03/11/2012 | 07:12
Compartilhar notícia


Depois de trabalhar por 31 anos na Volkswagen, o ex-metalúrgico Edson Matias decidiu investir em uma ideia relacionada à internet, também como alternativa à baixa rentabilidade da tradicional caderneta de poupança. Foi então que se aliou ao seu irmão, analista de sistemas, e ambos decidiram desenvolver plataforma para facilitar a vida das secretárias e dos médicos de consultórios e clínicas. Eles criaram o Clínica Online, sistema que armazena todas as informações referentes aos pacientes, como seus sintomas e diagnóstico, quantas vezes passou pelo consultório e os exames realizados, que podem ser escaneados. A plataforma ainda realiza automaticamente, conforme explica Matias, o fechamento mensal de cada convênio médico atendido, com o número de consultas, os nomes de quem usou o plano e os valores a serem pagos. "Ela envia esse levantamento para cada plano de saúde e para os médicos que os utilizaram." Os dados são enviados em formato XML.

O sistema não requer software ou treinamento porque não precisa ser instalado, já que é on-line. A plataforma, inclusive, pode ser acessada de qualquer lugar, já que as informações inseridas são criptografadas e armazenadas na ‘nuvem'; assim, se houver problema com o computador, os dados dos pacientes estarão seguros. Outro ponto é que o médico pode acessar as fichas de onde estiver, inclusive do celular.

A plataforma, lançada em outubro, levou dois anos e R$ 120 mil investidos para ficar pronta. Os irmãos contaram com uma experiência piloto na clínica Axion Medicina Integrada, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Segundo a proprietária Laciana Yamaguchi, o sistema fez com que fossem economizados tempo e dinheiro; embora não consiga mensurar em valores o quanto deixou de ser gasto com ligações, o número de pacientes subiu de 300 para 900. "Ofereço consultas de cinco especialidades. São muitos pacientes, e eu acho que não conseguiria aumentar o volume atendido sem ele", afirma.

Para Laciana, um dos pontos fortes é o atendimento. "As informações são acessadas facilmente. Por exemplo, se alguém liga para agendar consulta para a tia, mas não sabe se ela já tem ficha conosco, a secretária logo puxa a informação e com qual médico ela passou." Outro destaque, na avaliação da dona da clínica, é a confirmação de consulta, que não é feita mais por telefone. São disparados pela plataforma torpedos dois dias antes, com uma mensagem que pede para clicar no número seis para confirmar. "Como o sistema é novo, muita gente envia um torpedo de volta ou liga para a clínica. Mas ele só registra se for clicado em cima do seis." A confirmação pode ser feita também por e-mail.

Matias explica que hoje a equipe da empresa, sediada em São Bernardo, emprega, além dele e do irmão, um programador e dois vendedores. "Esperamos até o fim de 2013 atender em torno de 300 clínicas. O sistema é inovador no País. Só existem semelhantes importados da Espanha e de Portugal." A plataforma é oferecida por meio de assinaturas mensais que vão do plano básico, gratuito, ao completo, por R$ 129.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;