Setecidades Titulo Segurança
Vizinhança é aliada para
prevenir roubos e furtos

Contar com a ajuda de moradores da mesma rua é
arma para afastar ladrões nas férias, diz especialista

Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
06/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Crime que apresenta quase 15% de aumento no período de férias, segundo estatísticas de seguradoras, o roubo e furto a residências de pessoas que estão viajando pode ser prevenido com uma medida simples e amigável: a ajuda dos vizinhos.

O simples gesto de pedir para que um morador da mesma rua olhe a casa e acione a polícia caso escute algum barulho estranho ou veja algo suspeito é uma medida que se mostra eficaz contra criminosos.

O exemplo vem de alguns bairros residenciais de Santo André que aderiram ao programa Vizinhança Solidária, implantado pela Polícia Militar em 2010.

Pedir a gentileza de que olhem sua casa é a principal dica apontada por especialistas em Segurança ouvidos pelo Diário. A medida é fundamental para garantir a integridade da residência durante a viagem (veja mais dicas ao lado).

“A ideia é justamente essa: resgatar aquilo que nossos pais faziam, que é um vizinho conhecer o outro e, quando acontecer algo de estranho, avisar ou acionar as autoridades”, explicou o presidente do Conseg (Conselho de Segurança) Centro andreense, Fábio Gerevini, responsável por 18 bairros que aderiram ao programa.

“O crime é organizado. Por isso a sociedade civil também precisa ser. Temos de fazer nossa parte para ajudar a polícia. É uma ferramenta fundamental”, disse.

SEMPRE ATENTOS

“Os vizinhos são todos conhecidos. Um cuida do outro. Aqui não tem como não fazer isso.” As palavras do aposentado Vicente Pereira, 73 anos, mostram como funciona a ajuda da comunidade que vive nas ruas do Jardim Bela Vista.

Há 33 anos morando no local, ele relata que já flagrou criminosos tentando roubar a casa de um outro morador da rua. Desde então virou regra básica um pedir para o outro ficar atento quando vai permanecer longe da residência por um tempo. “Aqui não se pode descuidar. Por isso, fazer um trabalho como esse do Vizinhança Solidária é fundamental”, garantiu o idoso.

Morador da Vila Bastos, o também aposentado Luiz Osvaldo Gonçalves, 73, há 22 anos no local, destaca que é responsabilidade dos moradores auxiliar na prevenção de crimes. “Não adianta só reclamar do problema. É necessário identificá-lo e ajudar a solucioná-lo”, disse. “Aqui a gente teve uma melhora muito grande com esse simples ato de apoiar o vizinho no cuidado com a sua residência.”

Para o especialista em Segurança Pública e Privada Jorge Lordello, contar com o apoio de vizinhos é importante, desde que seja com cautela. “As pessoas devem ligar para o 190 sempre que preciso. A Polícia Militar não pode atender somente ocorrências de flagrante, mas sim, principalmente, ajudar no trabalho de prevenção caso as pessoas vejam algo fora do normal.”

“O que ajuda a criminalidade é o fato de que muitas vezes as pessoas divulgam à exaustão no bairro que irão viajar e que suas casas ficarão vazias”, disse. “Tem que se falar somente com pessoas de confiança. De preferência com um vizinho de parede. Se todo mundo ficar sabendo, isso gera um atrativo para os criminosos”, alertou o especialista.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;