D+ Titulo Especial Enem
Enem: se ligue nas atualidades
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
06/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


 Ficar por dentro do que acontece no mundo e no Brasil é aposta certa para se dar bem no Enem. Afinal, quem lê sabe quais são os problemas atuais, forma opinião própria, senso crítico, capacidade de interpretação e de argumentação para todas as questões, não só do assunto estudado. Saber das atualidades também ajuda a treinar a capacidade de posicionar-se diante de um problema. Todas essas características são muito cobradas, principalmente na redação. Nas perguntas genéricas, são usadas como contexto.

Em geral, não são exigidas informações específicas de um fato. Por isso, não precisa decorar detalhes de cada acontecimento histórico ou da atualidade. Boa ideia é relembrar o que tem acontecido nos últimos meses, ler críticas e publicações sobre o assunto. “O Enem quer verificar como o jovem enxerga os problemas e como imagina as soluções. Afinal, no futuro ele terá poder de decisão que irá interferir nas questões do País, independentemente de qual profissão escolha”, explica Marcos Rodrigues Sagatio, professor de Literatura do Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Alguns temas que podem ser cobrados, em qualquer ano em que a prova é aplicada, são o crescimento urbano sem planejamento, a falta de recursos naturais, e questões relacionadas à cidadania, por exemplo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;