D+ Titulo Se liga
Como faz para tirar carteira de motorista?
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
22/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


Quem nunca quis não depender dos pais para ir e vir da balada? Ao completar a maioridade já é possível tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que tem o mesmo valor do RG. O órgão responsável é o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

O primeiro passo é procurar uma autoescola perto de casa com os seguintes documentos: original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. É possível optar pelas categorias A (moto), B (carro) ou AB (carro e moto).

A autoescola fará o direcionamento à uma unidade do Detran mais próxima para que seja feito o cadastro das digitais, além de tirar foto. Em seguida, o futuro motorista faz exames médico e psicotécnico para verificar se está apto para dirigir. Se passar, começam as aulas do CFC (Centro de Formação de Condutores) e é aplicada prova teórica. Só então é a vez das aulas práticas e é marcada data para o tão temido exame final. O processo leva cerca de dois meses e varia de R$ 650 a mais de R$ 900.

Se mandar bem é só esperar para buscar o documento provisório que, após um ano, é substituído pela CNH definitiva. Mas, cuidado: é preciso ser responsável no volante. Mais informações no site: www.detran.sp.gov.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;