Política Titulo
PSDB quer votar projetos que trancam pauta da Câmara
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
05/06/2006 | 19:20
Compartilhar notícia


O líder do PSDB na Câmara, deputado Juthay Junior (BA), disse nesta segunda-feira que apresentou ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), a proposta de desobstruir a pauta, que está trancada por quatro Medidas Provisórias e dois projetos de lei com urgência constitucional vencida. Juthay defendeu também a inclusão de 11 projetos ligados à área de segurança pública, já aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

"Os fatos gravíssimos de violência que estão acontecendo exigem ações legislativas rápidas do Congresso Nacional", disse. O PSDB, segundo o líder, está disposto a votar, logo após desobstruir a pauta, os projetos que tratam da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Supersimples), o projeto que cria a loteria Timemania (destinada a ajudar os clubes de futebol) e o aumento de um ponto percentual para o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Em seguida, querem votar os projetos que tratam da segurança pública.

"Não tem uma ação do governo para que essas matérias sejam encaminhadas para serem votadas pela Câmara", disse Jutahy. O líder informou que a maioria dos 11 projetos tem consenso e pode ser aprovada sem grandes discussões.

Entre os projetos citados pelo líder do PSDB para serem aprovados na Câmara estão o que aumenta os prazos prescricionais, o que cria o regime de segurança máxima para presos ligados ao crime organizado (isolamento de 720 dias mais 720), o que disponibiliza os bens do o indiciado ou acusado, o que determina que passa ser falta grave o uso, posse e fornecimento de celular em presídios.

Também estão entre os projetos já aprovados pela CCJ do Senado e que dependem de votação da Câmara os que tratam da utilização da vídeo conferência para interrogatório judicial, o que institui a delação premiada para pessoas já condenadas e o que obriga as empresas de telefonia móvel a instalar bloqueadores celulares nos presídios.

O líder tucano disse que o início da Copa do Mundo, dia 9 de junho, e o feriado de Corpus Christi, na próxima semana, não podem paralisar a Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;