Memória Titulo
Bem cultural de 1897 corre risco em Rio Grande

Urgente: há notícias de que a caixa d’água histórica existente na estação ferroviária de Rio Grande da Serra será derrubada.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Urgente: há notícias de que a caixa d'água histórica existente na estação ferroviária de Rio Grande da Serra será derrubada. A caixa abastecia os trens da São Paulo Railway, no tempo da maria-fumaça, antes, portanto, da eletrificação da Ferrovia. Será verdade que a caixa d'água está com os dias contados? É possível salvá-la? A notícia da demolição nos foi enviada por um ferroviário ainda na ativa e que não pode aparecer, sob o risco de perder o emprego.

A caixa d'água de Rio Grande da Serra foi tema aqui em Memória na edição de 3 de maio de 2007. Datada de 1897, o equipamento faz parte das preocupações da advogada e historiadora local Gisela Leonor Saar, que defende a sua preservação como bem histórico-cultural.

As fotos de hoje foram feitas pelo radialista e memorialista Ademar Bertoldo, num exercício que contabiliza, além dessas, outras sete imagens.

Djalma Rodrigues Pinto

A coluna errou o nome do senhor Djalma Rodrigues Pinto, em matéria publicada dia 28 de dezembro. No lugar do Rodrigues entrou Monteiro. Senhor Djalma foi oficial do 1º Cartório de Registro de Imóveis de Santo André. O cargo é hoje ocupado pelo seu filho, Carlos Roberto Rodrigues Pinto. A correção foi feita pelo próprio Carlos Roberto e pelo advogado e pesquisador da memória Gerson Gomes da Silva.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 23 de janeiro de 1979

Manchete - Grande ABC barrado em reunião sobre a poluição ambiental. A secretaria do Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Manaus, não aceitou as inscrições dos representantes do Grande ABC, contrários ao projeto Sanegran, de autoria do governo de São Paulo. A jornalista Denise Abraham foi a enviada do Diário ao congresso.

São Bernardo - Incêndio destrói a Fábrica de Móveis Barakat's, localizada à Rua Olavo Bilac, 194.

Carnaval 79 - Edna Rosa de Assis eleita Rainha do Carnaval da Mocidade Fantástica de Vila Alice, em Santo André.

Comportamento - Da coluna S, de Chiquinho Palmério: "O frio dos últimos dias, em pleno verão, é algo que ninguém esperava, muito menos quem não se importou muito com a praia e preferiu a higiene e tranquilidade de uma piscina".

23 DE JANEIRO DE...

1639 - El Salvador, o Conde da Torre, toma posse do cargo de governador geral do Estado do Brasil.

1914 - Nasce em Frioli, no Vêneto, o professor Severino Colussi, colega do professor Eliseu Fedri no projeto da Escola Técnica de Santa Terezinha, em Santo André.

1934 - Ato nº 96 assinado pelo prefeito Felício Laurito, de São Bernardo, cria a classe dos despachantes municipais na região.

Caberá ao prefeito nomear um despachante por distrito. Sua função será a de tratar de assuntos junto à Prefeitura, a pedido dos interessados.

A criação dos despachantes não impedirá que as partes, diretamente ou por procuradores, continuem a tratar de seus negócios junto à Prefeitura. Entre os "considerandos" da medida: "os contribuintes perdem, muitas vezes, precioso tempo, aguardando a vez de serem chamados aos guichês".

1958 - Fundada a Toyota do Brasil S. A., com instalações em São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Áquila, Emerenziana, Ildefonso, João Esmoler e Severiano.

João Esmoler. Bispo de Alexandria, faleceu em Amatonta, Ilha de Chipre, sua terra natal, em 616.

Ildefonso. Monge e depois bispo espanhol em Toledo. Escreveu uma obra famosa contra os hereges que negavam a virgindade de Maria Santíssima. Faleceu em Toledo no ano 667.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;