Memória Titulo
Um presente da Umesp à Memória nacional

"Quando as pessoas não têm memória do passado, visão do presente nem perspectiva do futuro, o discurso enganoso tem...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Quando as pessoas não têm memória do passado, visão do presente nem perspectiva do futuro, o discurso enganoso tem todas as facilidades".

Górgias, cerca de 485-380 a.C., citado pelo Centro de Memória Metodista.

* * *

A contagem regressiva para a inauguração oficial do Centro de Memória Metodista, em Rudge Ramos, São Bernardo, foi iniciada em 23 de setembro último; em 2 de setembro de 2010 - coincidentemente na data em que esta página Memória completará 23 anos de publicação ininterrupta aqui no DIÁRIO - a Memória Metodista nacional estará integralmente instalada no Edifício Alfa, o que inaugurou a Universidade Metodista no Grande ABC, quase 70 anos atrás.

Este é o tema do "Grande ABC Memória", no DIÁRIO ON-LINE, que entra hoje no ar. Para se ter uma idéia da grandiosidade do projeto, basta dizer que todo o Edifício Alfa será ocupado pelo Centro de Memória Metodista, os dois andares, sala a sala, mais o espaço subterrâneo. Tudo está sendo informatizado. E uma boa parte do acervo já está disponível.

A solenidade de lançamento do projeto foi emocionante. Mesclou ato litúrgico cantado pelo coral Canto da Terra, da Faculdade de Teologia, com a fala e oração de professores e direção da Umesp. Márcio Moraes, reitor da Umesp, declarou que se preciso for o Centro de Memória se estenderá para outras unidades metodistas espalhadas pelo País.

O repórter-fotográfico Edmilson Magalhães fez esta semana um verdadeiro ensaio fotográfico no Centro de Memória Metodista. Percorreu sala a sala. Descobriu preciosidades. Um material riquíssimo que, aos poucos, Memória publicará, com muita alegria.

Dois mil e nove na Memória do Grande ABC será lembrado pela realização do 10º Congresso de História, em São Caetano, e por este novo espaço da Memória que a Metodista oferece no campus Rudge Ramos.

Memória na internet - Programa 17: Lançamento do Centro de Memória Metodista. Entrevistado: professor Rui de Souza Josgrilberg, reitor da Faculdade de Teologia; participação: professor Paulo Ayres Mattos, coordenador do Centro de Memória Metodista. Editor do DIÁRIO ON-LINE, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

Diadema

Centro de Memória abre hoje a exposição "50 anos da primeira eleição em Diadema: 1959-2009". Em destaque os retratos dos protagonistas do pleito que elegeu o primeiro prefeito, o primeiro vice-prefeito e os primeiros vereadores da cidade. Detalhe: integram a mostra os candidatos a prefeito e a vice que não ganharam aquela eleição histórica.

Exposição poderá ser vista até 28 de novembro

O 10º Congresso

A Fundação Pró-Memória de São Caetano divulga a programação do 10º Congresso de História do Grande ABC, a se realizar na cidade de 3 a 6 de novembro. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Visitem o site: http://www.fpm.org.br/ . Informações: 4223-4780.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 9 de outubro de 1979

Manchete - Figueiredo autoriza reforma partidária; os dois partidos - Arena e MDB - serão extintos; será permitida a coligação nas eleições majoritárias.

Grande ABC - Região vive novamente o drama das enchentes.

Futebol - Domingo, no Bruno Daniel: Santo André 1, Independente de Limeira 1 pela semifinal da Divisão Intermediária.

Polícia - Gang confessa sequestros e roubos em São Bernardo.

EM 9 DE OUTUBRO DE...

1966 - Inaugurado o novo edifício do Fórum de São Bernardo, no Jardim do Mar, onde está hoje a Pinacoteca.

1969 - São Caetano realiza o I Festival Intermunicipal de Música Popular Brasileira.

HOJE

Dia do Atletismo, Dia da União Postal Universal e Dia do Açougueiro e profissionais do setor.

SANTOS DO DIA

Dionísio (bispo) e companheiros mártires, João Leonardi (presbítero), Luiz Beltrán e Públia (ou Púbia).

CRÔNICA - Texto: Guido Fidelis

A leve garoa lembra São Paulo dos bons tempos, a terra de mil encantos. Há alegria, o gosto de andar pelas ruas molhadas, sentir as gotículas de água como se fossem confetes umedecidos de um velho carnaval. Como antes, nos vários ciclos do progresso, a vida palpita e se agita na grande roda que nos move e nos anima a prosseguir com a certeza de superar nossos medos e vencer em nossos objetivos. A garoa é água benta que nos redime e nos lembra que o céu acinzentado de hoje dará lugar ao brilho do sol na renovação dos dias, no compasso das estações, na dança das estrelas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;