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Todas as luzes para o Chrysler ME Four-Twelve
Da HP Press
14/01/2004 | 08:56
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Não há modelos que despertem mais atenção nos salões do que os esportivos. Nem mesmo os conceito. O fascínio por essas máquinas atinge todos os sexos e idades. E quanto mais estravagante for a potência do motor, melhor. Detroit reuniu um bom número dessas espécies, mas quem roubou a cena foi o magnífico modelo Chrysler ME Four-Twelve, um superesportivo equipado com motor central. A imagem, claro, é o que primeiro prende a atenção das pessoas. Mas é sua construção que arranca suspiros. Ainda na fase de conceito, o Four-Twelve, como já começou a ser chamado na intimidade, é a resposta da marca a um segmento que vende, antes de tudo, prestígio tecnológico. E a Chrysler estava devendo algo assim.

Para chamar a atenção em Detroit teria que ser algo surpreendente, devem ter pensado os executivos da montadora. Entre os concorrentes, predominam o motor V8 e V10, como o Dodge Viper. Entre os concorrentes estrangeiros que disputam o mercado nos EUA, como o Audi Le Mans quattro (também mostrado em Detroit), a potência já está na casa dos 600 c v. Então, o motor escolhido para o superesportivo da Chrysler foi um V12 de 6.0 litros.

Mas não é apenas isso. Desenvolvido pela AMG, empresa do Grupo Daimler Chrysler, foi todo construído em alumínio, recebeu quatro turbos para exibir um argumento incontestável: 850 cv de potência e 118 mkgf de torque, força que é toda despejada nas rodas traseiras. Sua potência específica é de 142 cv por litro e a relação peso/potência (pesa apenas 1.310 kg) é de 1,54 kg/cv. Com essa usina de força, o ME Four-Twelve vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e sua velocidade máxima estimada é de 400 km/h. O câmbio de sete velocidades foi desenvolvido especificamente para o automóvel e apresenta a mais avançada tecnologia de embreagem dupla.




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