Cultura & Lazer Titulo
Confissões de adolescente
Por Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
12/12/2005 | 08:38
Compartilhar notícia


Era começo dos anos 90 e por isso a influência da década passada ainda tinha tanta força. Os dramas, conflitos e, principalmente, as roupas traziam muito dos exagerados e idos anos 80. Nesse contexto, no dia 22 de agosto de 1994, estreou na TV Cultura a série Confissões de Adolescente, marco da teledramaturgia nacional que acaba de chegar às prateleiras numa caixa bem cuidada e composta por três discos (R$ 99,90, em média).

O box reúne os 20 episódios do primeiro, e melhor, ano da série dirigida por Daniel Filho e estrelada por Daniele Valente, Deborah Secco, Georgiana Góes, Luiz Gustavo e Maria Mariana, a responsável pelo diário que originou um livro homônimo à série, que transformou-se em peça de teatro e que, finalmente, chegou à televisão.

Produzida em 16mm, uma grande novidade para a época, a série foi parar na grade da TV Cultura porque nenhuma outra emissora se interessou em exibi-la. O formato arrojado e os temas considerados tabus, em vez de afastarem a audiência, como pensaram os outros canais, transformaram o horário nobre da TV pública em um verdadeiro ponto de encontro de adolescentes de todas as idades. “A identificação acontecia porque a adolescência tem a mesma essência para todo mundo. Todas as pessoas são obrigadas a irem para o mundo sozinhas e com a bagagem que têm. É o momento de experimentação em que ocorrem todas as primeiras vezes”, explica a atriz Maria Mariana, hoje com 32 anos e mãe de 3 filhos.

Embalada por uma deliciosa trilha sonora composta por temas de Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Ira!, Barão Vermelho e Kid Abelha, entre outros, a rotina das irmãs Diana, Bárbara, Natália e Carol e do pai das meninas, o advogado Paulo, – vivido pelo ótimo Luiz Gustavo – , serviam de base para a discussão de assuntos que dificilmente seriam tratados com naturalidade na maioria dos lares que sintonizavam a TV Cultura, de segunda a sexta, às 20h. Drogas, virgindade, primeiro beijo, independência, aborto, amor, trabalho e complexos conseguiram ser oportunamente expostos em 30 eficientes minutos diários. “A principal característica do Confissões de Adolescente era não deixar escapar nenhum assunto importante. Só assim conseguíamos tratar os adolescentes como humanos e não como crianças. Lembro que fiz questão de ter um episódio que enfocasse o aborto. Se não fosse assim, o projeto ficaria descaracterizado”, conta a autora do projeto.

Com qualidade de cinema e com participações de importantes nomes da dramaturgia brasileira, como Marieta Severo e Débora Bloch, a série conseguiu reunir na mesma casa personagens tão distintos que era impossível aos jovens não se identificarem como um dos moradores do pequeno e barulhento apartamento que servia de cenário para Confissões. Enquanto Diana, a irmã mais velha, dava conselhos e os primeiros passos na carreira de jornalista, Carol figurava no outro extremo, fazendo muita bagunça no colégio e enlouquecendo o pai e as irmãs com as novidades que inventava a cada dia. Natália funcionava como um meio termo, calma e insegura, enquanto Bárbara, de 17 anos, curtia a vida e tentava se achar no meio da indecisão que rondava sua cabeça. Para segurar toda essa onda, só mesmo um advogado tranqüilo e cheio de gás, que conseguia roubar a cena mesmo que aparecesse por alguns minutos na tela.

Ao todo, o delicioso lançamento traz para os fãs cerca de 557 minutos de Confissões de Adolescentes. Os extras, uma atração à parte, contam com um making of costurado com depoimentos de Daniel Filho e Euclydes Marinho, responsáveis pela produção dos episódios, uma entrevista com Maria Mariana, além de dois testes no melhor estilo revista Capricho, que deve agradar em cheio aos adolescentes ou aqueles que têm saudade dessa época.

Seja para relembrar ou conhecer, essa é a hora de embarcar no mundo de Confissões de Adolescente. Daniel Filho tem projetos de levar um remake da série para a tela grande e segundo Maria Mariana, há boatos de que a série deve voltar a TV, então, nada melhor do que já ir se familiarizando com o universo e as deliciosas histórias do seriado.

Quem é Quem

Carol (Deborah Secco)

Garota bagunceira de 13 anos que ama provocar as irmãs, principalmente Natália. Adora comportar-se como um menino e se irrita quando algum deles fica a fim dela. Gosta de rock, esportes e não acredita em nada. Sua melhor amiga é Juba.

Diana (Maria Mariana)

Estudante de jornalismo, trabalha no jornal da faculdade. Tem 19 anos e gosta de ler e escrever. É uma espécie de mãe para as irmãs, já que é a mais velha. Adora aconselhar as meninas e, quando necessário, o pai também.

Natália (Daniele Valente)

Bonita e insegura, Natália vive envergonhada. Adora balé e sua arma para resolver situações complicadas é o choro. É a única que não é filha de Paulo, já que sua mãe casou com ele quando ela era pequena e morreu poucos anos depois.

Bárbara (Georgiana Góes)

Agitada e cheia de vontade de se tornar independente o mais rápido possível, Bárbara, 17 anos, é cheia de atitude, mas sempre que algo dá errado volta correndo para os braços do pai. Sonha em viajar o mundo e trabalhar. Vive trocando de namorado.

Paulo (Luiz Gustavo)
Pai bastante liberal, o advogado de 52 anos vive se surpreendendo com as novidades das filhas. Por conta da preocupação em relação ao futuro das meninas, dificilmente se relaciona com outra mulher que não as garotas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;