Internacional Titulo
Quase 3,2 mil soldados americanos chegam em Bagdá
Da AFP
21/01/2007 | 17:45
Compartilhar notícia


Cerca de 3,2 mil militares americanos chegaram neste domingo à Bagdá para apoiar o novo plano de segurança da capital. Eles vão encontrar o clima mais tenso depois de uma trágica jornada para o exército dos Estados Unidos, que perdeu 25 soldados em acidente de helicóptero e em vários ataques no país.

O Exército americano baixou de 13 para 12, o número de soldados mortos na queda de um helicóptero militar na tarde de sábado ao nordeste de Bagdá. As forças militares abriram uma investigação para elucidar as causas do acidente, o mais grave registrado pelos Estados Unidos em três anos no Iraque.

Além disso, soldados americanos foram atacados na cidade santa xiita de Kerbala, ao sul da capital, por milicianos, que abriram fogo com armas automáticas, granadas e morteiros.

Cinco soldados morreram e outros três ficaram feridos na ofensiva, que ocorreu paralelamente à realização, na cidade, de uma reunião de uma célula de crise para determinar as medidas de segurança necessárias para as cerimônias xiitas da Achura, um período de luto de 10 dias que se iniciou neste domingo.

A província de Kerbala, sob autoridade dos soldados poloneses da Força Multinacional, é uma região relativamente tranqüila. O incidente deste sábado pode ser explicado pela série prisões de líderes de grupos armados e milícias xiitas realizada nos últimos dias no país.

Também no sábado, quatro soldados e um marine faleceram por causa dos ferimentos recebidos em uma ação inimiga durante uma operação na província de Al-Anbar, reduto da rebelião sunita. Outros dois militares americanos morreram no sábado na explosão de bombas artesanais no norte de Bagdá e no norte do Iraque.

Por fim, um soldado não resistiu aos ferimentos provocados pela explosão de uma bomba na região norte do Iraque. Desde a invasão do país árabe em março de 2003, os Estados Unidos já perderam pelo menos 3.050 soldados, segundo uma contagem com base em dados do Pentágono.

Neste contexto particularmente sangrento para as forças da ocupação, o exército dos Estados Unidos anunciou neste domingo a chegada a Bagdá da segunda brigada da 82ª divisão aerotransportada, integrada por cerca de 3.200 soldados.

O contingente será "plenamente operativo em 1º de fevereiro", informaram as forças armadas. "Sua missão será apoiar as forças de segurança iraquianas no controle dos postos chaves da capital e na redução da violência, a fim de sentar as bases de uma transição para o controle de Bagdá" para as mãos "unicamente" dos iraquianos.

Trata-se da primeira das cinco brigadas - que somam um total de 17,5 mil soldados - que serão enviadas ao país árabe como pilar da nova estratégia anunciada em 11 de janeiro por George W. Bush.

Uma bomba explodiu neste domingo num ônibus no centro da cidade, matando seis passageiros e ferindo outros 15. Outra pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas na explosão de um carro-bomba no leste da capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;