Cultura & Lazer Titulo
Antony Hegart faz glam rock do terceiro milênio
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
07/12/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


A Inglaterra sempre foi um grande celeiro de artistas que, em algum momento de suas carreiras, empunharam a bandeira da ambigüidade sexual. Desde os anos 70, no auge do glam rock, quando David Bowie assumiu a persona de Ziggy Stardust, sobra talento e purpurina no império britânico. Na década seguinte, foi a vez de Morrissey, ex-vocalista do seminal Smiths e um dos maiores letristas do rock, endereçar poemas para meninos e meninas. Ainda nos anos 80, Boy George espalhou plumas à frente do Culture Club.

O mais novo representante dessa linhagem na música produzida na terra do chá das cinco atende pelo nome de Antony Hegart, vocalista e pianista da banda Antony and the Johnsons, vencedor na categoria Melhor Álbum da edição deste ano do Mercury Prize, a mais importante distinção musical do Reino Unido, realizada em setembro passado. Em seu segundo disco, I Am a Bird Now (o primeiro, homônimo ao grupo, foi lançado em 2000), o grupo conseguiu a façanha de superar pesos pesados como o Coldplay, M.I.A e os favoritos Kaiser Chiefs, expoentes da novíssima geração roqueira.

Com seu timbre de voz agudo, mas sem falsete e potencializado pela técnica de vibrato, que confere ainda mais densidade às interpretações, Antony canta sobre traumas juvenis, incompreensão, sofrimento e repressão ao homossexualismo. Diante de tanta personalidade e carisma, até Lou Reed, uma lenda viva, se deslumbrou e resolveu apadrinhar o cantor.

O padrinho participa da faixa Fistful of Love, um dos destaques do disco que poderá ser lançado no mercado brasileiro em 2006 pela gravadora Trama. A música, como boa parte do repertório do grupo, é impregnada de melancolia e executada com extrema delicadeza ao piano. A moldura é a bela voz de Antony, que carrega nítida influência da folk music e do spiritual (música religiosa).

Hope There’s Someone é outro belo momento do álbum. “Há um fantasma no horizonte, quando eu vou para cama/ Como eu posso dormir à noite/ como posso descansar”, diz um dos trechos da canção. Soturna – muito soturna, aliás –, mas de uma beleza encantadora. Antony divide os vocais com seu maior ídolo, Boy George, em You are My Sister.

Quem não quiser aguardar até o lançamento do disco no país pode conferir algumas canções do grupo, também formado por Julia Kent (violoncelo), Todd Cohen (bateria), Jeff Langston (baixo), Maxim Moston (violino), Joan Wasser (violino) e Rob Moose (guitarras e violino), na internet. O site da banda é www.antonyanhdthejohnsons.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;