Economia Titulo
Inflação no Grande ABC registra alta de 0,57%
Ana Macchi
Especial para o Diário
27/11/2004 | 13:44
Compartilhar notícia


A taxa de inflação para o Grande ABC registrou na terceira quadrissemana de novembro alta de 0,57%. Os valores apontados pelo IPC-Imes (Índice de Preços ao Consumidor da Universidade Municipal de São Caetano) indicam ainda que esta foi a maior alta identificada na região desde agosto. Na segunda quadrissemana, o índice foi de 0,49%.

No estudo, a maiores taxas foram de 1,83% no setor de vestuário e de 1,92% no de transportes – neste caso por conta da alta observada nos preços de combustíveis. Já os recuos foram de, respectivamente, 0,35% e 0,07% para os setores de alimentação e saúde. Juntos os setores têm contido o crescimento da taxa de inflação, uma vez que vários recuos foram observados nessas áreas.

Transportes – Na avaliação do IPC-Imes, o setor de transportes continua devendo sua alta aos aumentos da gasolina (3,25%) e do álcool (13,75%). Na seqüência, a pressão no setor de vestuário deveu-se, principalmente, às altas no segmento masculino, com índice de 4,14%. Já os artigos femininos tiveram alta de 1,42%.

A redução no setor alimentício é reflexo da concorrência entre supermercados, sendo que a maior deflação observada, de 1,26%, é referente ao subgrupo de alimentos in natura. Já os industrializados tiveram queda de 0,83%. Segundo o estudo, a baixa nos índices de saúde estariam ligados aos recuos observados no subgrupo de serviços médicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;